09/06/08

GESPAÇOS

CAMPEÃO NACIONAL INFANTIS MASCULINOS 2007/2008


Resultados:

Portinado 08 – 14 Gespaços
VSC 03 – 17 Gespaços
Fluvial 08 – 16 Gespaços
C.Lamas 02 – 11 Gespaços
Lousada 03 – 24 Gespaços

Resumo dos jogos

A equipa de Infantis da Gespaços sagrou-se campeã nacional ao derrotar todos os adversários da fase final do campeonato nacional, disputada entre sexta-feira e domingo, na piscina do Colégio de Lamas. O encontro mais difícil, com o Portinado, estava agendado logo para o primeiro dia, mas a equipa pacense, que nunca vencera o seu adversário, teve um arranque espectacular e venceu logo o primeiro período por 3-1 e um segundo ainda mais demolidor – 5-1. No terceiro os portimonenses reagiram e venceram por 5-3 e no último período os pacenses confirmaram o triunfo com 3-1, fixando o resultado final em 14-8. Estavam abertas as portas do título, pois não era crível que qualquer das equipas restantes lhes pudesse travar o passo, já que todas elas tinham sido copiosamente derrotadas no campeonato regional. E assim veio a acontecer. O Vitória de Guimarães foi derrotado por 17-3 e seguiu-se o Fluvial com quem os pacenses já criaram uma rivalidade especial, e que foi segundo no regional. O jogo foi antecedido por mais um problema em que esta Federação é fértil. Para este jogo estava nomeada uma árbitra pertencente à equipa do Fluvial e que em ano anterior também apitara um jogo Fluvial – Gespaços, durante o qual se verificaram vários incidentes, com graves prejuízos para a Gespaços, pelo que uma enérgica intervenção dos representantes pacenses impediu que ela dirigisse a partida, fazendo apenas mesa. A Gespaços venceu com toda a naturalidade por 16-8, apesar de os seus principais artilheiros Luís Carneiro (3 golos) e Diogo Sousa (4 golos) não terem estado felizes no remate.
A equipa da casa – o Lamas – perdeu por 2-11 e finalmente o Lousada sofreu a mais pesada derrota – 3-24. Nesta fase final a equipa marcou 82 golos e sofreu apenas 24. Luís Carneiro, com 29 golos, foi o melhor marcador, seguindo-se na lista Diogo Sousa com 22, Hugo Ribeiro com 10, Marco Pereira 9, Eduardo “Botija” 4, José Quintino 3, Bruno Santos 2, e Paulo Ribeiro, Paulo Silva e Micael Freire todos com 1.
A equipa, dirigida por Rui Moreira, foi constituída pelos seguintes atletas: Micael Freire, Paulo Ribeiro, Luís Costa, Bruno Santos, Paulo Silva, Marco Pereira, José Quintino, Saul Barbosa, Diogo Sousa, Luís Carneiro, Hugo Ribeiro, Eduardo “Botija”, Pedro Dias e David Maia.

VICE-CAMPEÃO NACIONAL INFANTIS FEMININOS 2007/2008


Resultados:

Gespaços 23 – 03 Foca
Gespaços 08 – 08 C.Lamas (09-08, após a marcação de grandes penalidades)
Gespaços 00 – 30 Lousada (A Gespaços abandonou o jogo)
Gespaços 33 – 01 SSCMParedes

Resumo dos jogos

Segundo lugar com sabor a primeiro.
No campeonato nacional disputado durante o fim-de-semana em Recarei, a equipa feminina da Gespaços obteve o segundo lugar, como acontecera no regional. Contrariamente ao que acontecera neste último, em que a equipa Lousadense vencera com muito mérito, desta feita este segundo lugar tem o sabor a primeiro e como tal foi festejado pelas atletas e seus acompanhantes, pois o primeiro lugar foi-lhe esbulhado pela actuação do árbitro, que não tinha, nem mostrou isenção, pois é jogador do Lousada. Não se compreende que para um jogo destes se nomeie um elemento de uma das equipas em confronto, e, mais grave ainda, se repararmos que isto já se verificara em épocas transactas, com graves prejuízos para a Gespaços, como se, para os jogos entre Lousada e Gespaços, não houvesse mais árbitros disponíveis. Depois de ter vencido o Foca por 23-3 e o Lamas por 9-8, a Gespaços defrontou a Lousada.
A equipa entrou muito bem no jogo, venceu o primeiro período e no segundo, quando passou a vencer por 4-2, o árbitro/jogador do Lousada decidiu virar o jogo a favor da sua equipa. No espaço de escassos minutos carregou as mais destacadas atletas da Gespaços com duas exclusões cada, colocando-as em risco de exclusão definitiva, e naturalmente, a Lousada passou o resultado para 6-4. Então os responsáveis pacenses decidiram abandonar o jogo, pondo termo à farsa em que o jogo se transformara e, assim, foi averbada à equipa uma derrota por 0-30.No último jogo as pacenses venceram o Paredes por 33-1.

A equipa de Rui Manuel Moreira, foi constituída pelas seguintes atletas: Elisabete Matos, Ana Rita Ribeiro, Sara Brito, Ana Leal, Lilinana Costa, Adriana Sofia Andrade, Vania Cruz, Ana Sofia Ribeiro, Rafaela Carneiro, fazendo parte da equipa também as cadetes : Vanessa Freire, Juliana Lopes, Rafaela Duarte, Monica Dias.

13 comentários:

Anónimo disse...

Estes jovens destacaram-se perante as outras equipas participantes.
Os rapazes pela execelente exibição e pelo espirito de equipa que mantiveram durante todos os jogos.
as raparigas, pelo apoio que deram a equipa masculina, pela alegria e boa disposição, mesmo depois de lhe ter sido atribuida uma derrota por ter abandonado o jogo, elas provaram a todos, que o titulo não é o mais importante, mas sim a dignidade e respeito.Ninguem tem o direito de gozar com o trabalho desenvolvido por parte de técnicos e atletas.
Elas mostraram superiorade psicologica e isso foi uma bofetada de luva branca para as adversárias.
FORÇA GESPAÇOS

Anónimo disse...

Após um fim-de-semana cheio de emoções, o meu balanço é este.
Para os rapazes que conquistaram o titulo de Campeão Nacionais. Palavras para quê?
O resultado estava a vista de todos. O mais difícil foi encontrar um adversário a altura da GESPAÇOS.
Para as raparigas, após lhes ter sido atribuída uma derrota por abandono ao jogo, não baixaram a cabeça, porque mostraram a toda a gente que o título não era o mais importante, mas sim a dignidade da equipa.
Com toda a alegria e boa disposição, foram apoiar os rapazes.
E aí sim, meus amigos, até as de Lousada ficaram sem pio!!!!
A prova que uma taça não passa de um objecto a ser colocado numa vitrina.
Mas os valores morais são aqueles que nos moldam para toda a vida.
A UNIÂO É A FORÇA DA GESPAÇOS......
AC - Gespaços

Anónimo disse...

Nota negativa para a ANNP e FPN.
Pela pouca vergonha e falta de respeito com as equipas.
A Gespaços abandonou um jogo, Foi-lhe dada a derrota.
Qual vai ser o castigo para os arbitros que abandonaram ou não compareceram para apitar os jogos em Lamas, porque preferiram assistir a final dos Play Off.
Está na hora da mudança.
Os erros comeceram na ANNP e acabaram na FPN.
Esta época é mesmo para não esquecer !!!!!!

Anónimo disse...

Alguns árbitros gostam tanto de nos, que fizeram questão de nos acompanhar até ao Nacional.(podiam ter ficado para o fim quando recebemos as medalhas, recebiam uma também :)

Jogo contra o LOUSADA - arbitro do Lousada (Pedra)

Jogo contra o FLUVIAL - Arbitro do Fluvial (Ana Saraiva)

Embora não possam recusar um jogo para qual são requisitados, podiam simplesmente trocar com outro colega. Que falta de ética vocês têm senhores árbitros. !!!


Estava escrito desde o inicio, Lousada tinha de ser Campeão, mas encontraram pela caminho, uma equipa como a GESPAÇOS….
……que até estava a ganhar por 4-2 quando………....…o senhor arbitro provou que era do LOUSADA!!!!!!!!

BASTA!!!!!!!!

Enquanto não houver união dos Clubes para acabarem com estas poucas vergonhas, não haverá evolução no POLO Aquático Português!!!

Anónimo disse...

Parabens à Gespaços pelo excelente trabalho. Gostei muito de ver o dr Neto em lamas a apoiar a equipa. Foi pena que nao tivesse ido a Recarei apoiar as meninas.
Parabens a todos.

Anónimo disse...

A TAÇA NAO FOI NOSSA, MAS PARA NOS FOI NOSSA A VITORIA =D

SOMOS OS MAIORES!

GESPAÇOS ALE

Sofia

Anónimo disse...

Antes de mais Parabéns a Gespaços, é sem duvida uma equipa de tremenda, e reconhecida qualidade...
Jogadores de qualidade técnica, força e velocidade invejáveis, e os resultados mostram isso mesmo (Lousada 3x24 Gespaços) perante isto não a muito para dizer, este resultado mostra claramente a força da equipa pacense. Já tive o prazer de defrontar esta equipa, e digo com certeza, são o futuro do Polo português.

Se são violentos a jogar??

-É verdade que jogam duro, mas nunca ninguém disse que Polo é um desporto para fracos, e ninguém impede a equipa adversária de fazer o mesmo.

Se se exaltam na bancada??

-Que atire a primeira pedra aquele que nunca por momentos nunca se exaltou na bancada.

Se deixam jogos a meio??

-Sr Rui Moreira, treinador experiente, tem mais polo nas unhas que muitos de voz no corpo inteiro, anos de dedicação ao desporto, para agora ser posta em causa a sua atitude? “treinadores mal educados e sem ética profissional”. Penso que antes de comentarem, deviam conhecer os 2 lados (não estou a tentar desculpar a atitude da equipa feminina).

Se ameaçam de morte??

-Que disse isto, devia ganhar juízo, a única coisa que conseguiu de mim, foi uma boa gargalhada.

Em vez destes comentários desnecessários, o pessoal do Lousada ou outra qualquer equipa que tenha problemas com a equipa pacense, que prove dentro de água que são superiores.

Sou apreciador da equipa da Gespaços, e desprezo aquele tipo de equipas que depois de serem goleados, ainda tem “lata” para falarem.

Parabéns Gespaços Pela Vitória do Campeonato Nacional

Anónimo disse...

Antes de mais Parabéns a Gespaços, é sem duvida uma equipa de tremenda, e reconhecida qualidade...
Jogadores de qualidade técnica, força e velocidade invejáveis, e os resultados mostram isso mesmo (Lousada 3x24 Gespaços) perante isto não a muito para dizer, este resultado mostra claramente a força da equipa pacense. Já tive o prazer de defrontar esta equipa, e digo com certeza, são o futuro do Polo português.

Se são violentos a jogar??

-É verdade que jogam duro, mas nunca ninguém disse que Polo é um desporto para fracos, e ninguém impede a equipa adversária de fazer o mesmo.

Se se exaltam na bancada??

-Que atire a primeira pedra aquele que nunca por momentos nunca se exaltou na bancada.

Se deixam jogos a meio??

-Sr Rui Moreira, treinador experiente, tem mais polo nas unhas que muitos de voz no corpo inteiro, anos de dedicação ao desporto, para agora ser posta em causa a sua atitude? “treinadores mal educados e sem ética profissional”. Penso que antes de comentarem, deviam conhecer os 2 lados (não estou a tentar desculpar a atitude da equipa feminina).

Se ameaçam de morte??

-Que disse isto, devia ganhar juízo, a única coisa que conseguiu de mim, foi uma boa gargalhada.

Em vez destes comentários desnecessários, o pessoal do Lousada ou outra qualquer equipa que tenha problemas com a equipa pacense, que prove dentro de água que são superiores.

Sou apreciador da equipa da Gespaços, e desprezo aquele tipo de equipas que depois de serem goleados, ainda tem “lata” para falarem.

Parabéns Gespaços Pela Vitória do Campeonato Nacional

Anónimo disse...

Sou jogadora do Lousada,e tenho orgulho na minha equipa. Mas também sei reconhcer que a equipa da gespaços tem bons jogadores principalmente masculinos. Têm todo o mérito em terem sidos campeões nacionais, como em femininos terem sido vice, pois nada prova que se fosse outro arbito tivesse ganho o jogo, uma vez que nos dois jogos do regional o lousada consegui vencer. Não querem com isto dizer que não têm capacidade para o fazer, porque têm. Mas queria dizer que as meninas do lousada não têm culpa que tenha sido nomeado um arbito da sua equipa para apitar o encontro isso não é da sua competência, elas limitaram-se a jogar.

E queria acrescentar que existem jogadores de lousada que se dão muito bem com alguns dos gespaços, dos que conheço não tenho nada de mal a dizer, so acho que existem um ou outro atleta masculino que só sabe reconhecer que só sabem reconhcer que são melhores e que os outros têm defeitos acho que a humildade nunca fez mais a niguém. Os infantis masculinos da gespaços são uma boa equipa sim, e ganharam justamente ao lousada também é verdade mas daí a escreverem o que escreverem numa camisola, que não vou citar, acho uma falta de respeito não só pela equipa e pelo polo. Bem como aquando do jogo Gespaços x Lousada de infantis femininos em Paços de Ferreira, durante o jogo terem atirado latas de bebida aos apoiantes do lousada incluido eu... bem como estarem a gritar "Lousada na 2ª", referindo a algo que não tinha nada haver com o jogo em causa, pois de um campeonato sénior para um infantis e feminino a diferença é muita. Acho que naquele caso o mais importante seria apoiarem a sua equipa.

Têm todo o mérito em serem campeões mas deveriam respeitar mesmo os adversários mais fracos pois acho que todo a gente gosta de ver um bom jogo de polo aquático.

Se não quiserem publicar o comentário não publiquem isso não me é importante desde que leiam esta mensagem, isso sim é importante não quero dizer que a gespaços é uma má equipa pelo contrario tem grande futuro, mas há atitudes que poderiam ser eliminadas.

Anónimo disse...

Para o atento do polo aquatico que insiste em perseguir a GESPAÇOS:

faça o favor, se ainda não o fez, consultar o site da ANNP, na sua rubrica disciplina, e poderá ler o seguinte.
Castigos e advertência para Jogadores, técnicos, e delegados:

Clubes:
Gondomar, Espinho, Salgueiros, Lousada, Povoense, Fluvial, Paredes, Gespaços, Vitoria Guimarães, Trofa, Foca, CDUP......
Todos os clubes sofreram castigos e não deve ter sido por andar aos beijinhos uns aos outros.

Anónimo disse...

Este ultimo comentário, da jogadora do Lousada deixou-me pensativo.
Afinal de quem é a culpa de tanta picardia.
Com aquilo que vi e agora com aquilo que leio só me dá vontade de rir.
No jogo das raparigas, após o abandono da equipa da Gespaços, a primeira reacção das atletas da Lousada foi gozar e festejar vitória depois nos balneários foi mandar bocas as miúdas do Gespaços.
Depois temos os rapazes do Lousada que batem palmas quando os rapazes sofreram golos do Portinado.De seguida temos miúdos (com 14 e 15 anos) da GESPAÇOS que, em resposta as atitudes do Lousada, decidiram escrever umas coisas nas costas dum atleta.
Por fim temos o treinador do Lousada que vai fazer queixa ao árbitro da FPN, das atitudes dos miúdos da GESPAÇOS.
O Lousada só não levou uns 40 porque rodaram a equipa do Gespaços.
Sr. treinador do Lousada, quanto a disciplina da equipa, parece que tem a memoria curta em relação a castigos.
Porque não é de todo um exemplo no pólo aquático. Para a próxima, olhe para o espelho antes de apontar o dedo.
A picardia vem da competição, é normal.
Porque fora disso eles dão-se bem. Ou ainda não se apercebeu disso.
O senhor deveria se preocupar com assuntos mais sérios, por exemplo os quilitos que voltou a recuperar.
mas contudo não deixo de dar os parabens ao LOUSADA pelo titulo.

Anónimo disse...

em resposta ao ultimo comentário, eu infelizmente não tive presente quer no nacional de infantis masculinos quer femininos, apenas dei a minha opinião pelo que li e que me chegou aos ouvidos. Se realmente as atletas do lousada gozaram com as da gespaços, acho que não o deveriam ter feito e sei que a minha equipa é de lonje perfeita. Quando aos rapazes "apoiarem" o portinado no jogo com a gespaços, acho que é normal(pelo menos para mim) apoiar a equipa ou mais franca, ou aquela com que nos simpatizamos mais, uma vez que lousada e gespaços não são equipas propriamente "melhores amigas" acho que apoiar o porinado num jogo decisivo não foi nada de grave. Da mesma forma que estando presente no jogo foca gespaços d infantis femeninos apoiei o foca, uma vez que é uma equipa mais fraca e que "impossivel" mas no caso de vencer a gespaços seria mais vantajoso para nós. Já que sabiamos que o titulo iria ser decidido entre Lousada e Gespaços.
Mas bem não posso falar acerca de tudo pois não conhço todas as pessoas nem sei o que cada um pensa e muito menos estão em todos os sitos para ver na verdade como os acontecimentos se deram.

Anónimo disse...

Tenho acompanhado a discussão respeitante aos campeonatos de infantis e queria deixar aqui algumas notas.
1- Rivalidade Lousada – Gespaços.
Entendo que esta rivalidade é salutar. São duas equipas vizinhas e naturalmente cada uma das equipas quer superar a outra. Também acho natural que se cometam excessos pontuais. Uns atletas mandam bocas, os outros respondem, um entra mais duro no jogo, o outro replica. Aplaudem-se os adversários. Goza-se com os insucessos do outro, etc, etc. Isto acontece aqui e em todas as latitudes onde se pratica desporto. Portanto, que os atletas de Lousada aplaudam o Portinado no jogo com a Gespaços insere-se neste contexto. Por outro lado, descontando a forma Lousada é m…. que não é nada elegante, depreciar o rival é perfeitamente tolerável.
Daqui não virá grande mal ao mundo.
Quem anda no desporto, como eu ando há várias dezenas de anos, tem consciência que deve fazer com que certas coisas entrem nos ouvidos a 100 e saiam a duzentos, senão não se vai a lado nenhum.
Com isto não quero dizer que se deva fomentar estas atitudes. Pelo contrario, entendo que os dirigentes e treinadores, que são formadores do carácter dos atletas, devem fazer pedagogia no sentido de haver um cada vez maior respeito pelos adversários, que devem se considerados, não como inimigos, mas como os parceiros necessários do jogo. Sem adversários não há jogo.
O que os dirigentes e treinadores devem fazer é criar as condições para que os atletas sejam cada vez mais fortes e capazes no jogo, para que possam suplantar o adversário no jogo. E um jogo entre rivais é sempre um jogo especial.
Ainda me lembro do único jogo que fiz contra uma equipa de Lousada, já lá vão 41 anos, em que o meu duelo com o Rafael, pertencente a uma família ilustre de Lousada e, infelizmente, já falecido, foi objecto de acesas discussões, durante dias e dias, com um lousadense de gema, que era meu colega no liceu. Por causa desse jogo, eu que era amigo do Peixoto Madureira, se não me engano actualmente juiz do STA, passei a ser amigo do Rafael, que como eu, deu o litro para vencer o jogo.
Estive em Lamas a assistir ao jogo Gespaços – Lousada e pude assistir a conversas amigáveis entre as meninas das duas equipas que assistiam ao jogo na bancada, o que me pareceu lógico e salutar. E é esta convivência que é importante que seja promovida, independentemente de cada equipa no espaço do jogo tentar o seu melhor, que é vencer a outra.
2- Atitudes da Gespaços
Aqui há que analisar os casos concretos apontados, por um lado e as acusações genéricas pelo outro.
A primeira coisa que queria dizer ao Atento, é que deve moderar os seus ímpetos anti- Gespaços. As suas palavras denunciam sentimentos, que lhe fazem perder a credibilidade nas afirmações, falta de serenidade e alguma desonestidade intelectual.
É verdade, sim senhor, que, ao logo dos últimos sete anos, houve comportamentos menos correctos quer dos técnicos, quer dos atletas, quer dos simpatizantes/assistentes aos jogos da Gespaços, que as instâncias competentes sancionaram, umas vezes fazendo justiça, outras vezes, nem por isso.
Concordará comigo, que isto não é nada de excepcional. Acontece com todos os clubes. Também lhe queria dizer que assisti a largas dezenas de jogos das várias equipas da Gespaços, e que apenas não assisti a quatro jogos, em que houve incidentes: dois Lousada- Gespaços , em infantis femininos, e dois jogos de juvenis masculinos, um com o Fluvial e outro com o Gondomar., e que não faço da Gespaços uma apreciação tão negativa, como o Senhor. Considero, mesmo, pelo que conheço doutra modalidades e doutros clubes, a Gespaços tem mesmo um comportamento acima da média.
Uma primeira nota que quero fazer notar. Em três destes jogos, os árbitros eram atletas de escalões mais velhos das equipas adversárias.
O Senhor, que é Atento, acha isto natural? Acha isto desejável? Estas nomeações não serão factor de destabilização, factor de desconfiança, violação das regras do fair play, violação dos princípios da imparcialidade e da isenção?
Estas nomeações não serão actos violentos, porque criam a desconfiança, a suspeição, conduzem à indignação e à revolta?
E quando são repetidas? Com as mesmas equipas? Como chamar a isto?
(Ficará para outra oportunidade falarmos sobre as razões porque isto acontece com a Gespaços – um tema lindíssimo….)
No primeiro jogo Lousada Gespaços, por sinal não arbitrado pelo Senhor Pedra, fez-se um escarcéu dos diabos porque um espectador disse da bancada para o árbitro( cito, de cor, o relatório do árbitro) “ A tua sorte é estares longe, senão atirava-te à água” e à saída da piscina a mesma pessoa ter dito uns piropos aos árbitros, de que , pela sua vulgaridade, já não recordo.
Ora isso assanhou a ANNP que puniu a Gespaços com 500 euros de multa e com a obrigatoriedade de os jogos da Gespaços terem policiamento, à custa da Gespaços. A Gespaços recorreu desta barbaridade e, a final, o Conselho de Justiça, não conseguiu decidir( maravilhoso e competentíssimo CJ…), e a ANNP lá retirou a multa da conta corrente(porque a Gespaços nunca a pagou…) e esqueceu a obrigatoriedade do policiamento.
Agora neste segundo Lousada - Gespaços contaram-me pessoas serenas, que assistiram ao jogo, que, a partir do segundo período, o árbitro, o tal jogador do Lousada, passou a prejudicar sistematicamente a equipa da Gespaços, excluindo, cirurgicamente as melhores jogadoras, de modo a “fazer” o resultado, e que esta actuação indignou o treinador, que mandou a equipa abandonar, para que as atletas não fossem humilhadas.
Embora a decisão possa ser discutível, admito perfeitamente que o seja, o certo é que já era tempo de dar um murro na mesa e dizer BASTA! ( Se a equipa me estivesse confiada, apresentava logo a suspeição do árbitro e recusava efectuar o jogo, enquanto o árbitro não fosse substituído, porque esse árbitro já dera em jogos anteriores prova de falta de isenção e imparcialidade)
No jogo com o Gondomar as agressões partiram dos atletas adversários, a que, infelizmente, os atletas da Gespaços, por falta de serenidade, responderam.
O último caso, em que se acusou um espectador de agressão à árbitra, será realmente grave, se houve efectivamente agressão, o que o espectador visado nega terminantemente e as provas são ténues.( A árbitra permitiu-se fazer comentários e afirmações no relatório do jogo que demonstravam a falta de condições ético –desportivas para arbitrar jogos da Gespaços, susceptíveis de procedimento criminal, que os dirigentes da Gespaços só não lhe moveram por elevado espírito de tolerância.)
Os casos, a que assisti, não passaram de arruaças de bancada, berros, insultos, injurias, isto é, o trivial, sem que os árbitros fossem molestados.
Com franqueza, dá - me a impressão que certos árbitros são muito “sensíveis” a este tipo de coisas, para se vingarem de outras coisas. A título de exemplo, um senhor árbitro andou alguns anos a chatear nos jogos da Gespaços, porque tinha pedido uma avença de 200 euros mensais, para fazer notícias da Gespaços, e a Gespaços, aos costumes disse nada, isto é, mandou-o bugiar…
Caríssimo Senhor, fui longo, mas era necessário fazer compreender, a quem se interessa por estas coisas, que isto não é só mandar postas de pescada para o ar.
A Gespaços é um Clube como outro qualquer, tem muitas virtudes, também tem os seus erros, mas nada que ultrapasse o normal.
É pena que num momento festivo, como este é, se venha querer achincalhar o Clube, desviando as atenções da vitória no campeonato nacional, alcançado com muito e indiscutível, consagrando um projecto desportivo de excelência.
3- A Gespaços e o seu trajecto
A Gespaços é um clube jovem, mas formado por gente que sabe o que quer, e sabe o que fazer e faz. Para me referir só ao pólo aquático (na NPD é já há anos um clube de referência na formação, com vários campeões nacionais e na competição por clubes com uma excelente posição no ranking nacional) tem em desenvolvimento um projecto , que este ano teve a consagração com a conquista do título nacional de infantis, assente na formação sustentada, a partir dos escalões mais jovens e aproveitamento dos escalões superiores, para suprir as insuficiências dos quadros competitivos destes escalões, executado por conceituados técnicos com provas dadas.
Os resultados estão à vista: as equipas de cadetes, há anos, as melhores da ANNP; as de infantis, há dois anos indiscutíveis vencedores do regional e do Galaico-português; e a de juvenis (apenas com 3 juvenis), a lutar sempre pelos títulos.
Há competência nos técnicos, há muito valor nos atletas, os dirigentes também não são nenhuns principiantes, nem abdicam de lutar pelas suas ideias e pelos interesses do Clube e da modalidade.
E isto é que incomoda muito boa gente, caríssimo Senhor.
Álvaro Neto