21/12/08
EQUIPA MINI-PÓLO
A Gespaços marcou presente nas piscinas Municipais da Senhora da Hora, com a sua equipa de formação para uma tarde bem divertida jogando mini-pólo.
Se salutar a boa disposição demonstrada por todos os intervenientes, a forma como se entregaram nas varias partidas realizadas, e acima de tudo o companheirismo evidenciado e cumplicidade entre eles.
A professora Joana e o Professor Manuel, estavam no final muito contentes pelo empenho de todos.
A secção de pólo aquático agradece a presença dos pais, nesta fase evolutiva dos seus educandos.
GONDOMAR 06 – 09 GESPAÇOS
Campeonato Regional de Juvenis Feminino ANNP 2008/09
3ª Jornada, Domingo, 2008-12-21
Piscina Colégio de Lamas
GONDOMAR: Ana Sofia Martins, Ana Boticas, Ana Dias, Ana Catarina Ramos, Ana Rita Pereira (4), Catarina Mendes (2), Carla Brito, Joana Cordeiro, Raquel Vieira.
Treinador: Ricardo Ferreira
GESPAÇOS: Elisabete Matos, Ana Catarina Leal, Eduarda Neto, Liliana Sá Costa, Adriana Sofia Andrade (5), Vânia Cruz (3), Ana Quintino (1), Adriana Gomes, Rafaela Carneiro.
Treinador: Ruben Mata
Árbitro: Carlos Azevedo
Parciais: 1º Período: 3-0; 2º Período: 0-4; 3º Período: 0-1; 4º Período: 3-4
Como demonstram os parciais, a Gespaços teve muitas dificuldades em levar de vencida a formação do Gondomar. Com uma entrada em jogo muito aquém daquilo que sabem e podem fazer, e a jogarem de uma forma estática, as Gespacenses acabaram por perder o primeiro período por claros 3-0. O intervalo veio clarificar as ideias das jogadoras e estas conseguiram impor o seu jogo colectivo, que tinha faltado até então, e partiram para uma boa exibição, acabando por vencer o segundo período com quatro golos sem resposta. A partir daqui conseguiram controlar a partida, vencendo o terceiro e quarto períodos por 1-0 e 4-3 respectivamente. Ficou mais uma vez patente que jogando em bloco e em apoio, conseguem vencer qualquer adversário.
14/12/08
GESPAÇOS 12 - 04 C.LAMAS
1ª Jornada
Piscina Colégio de Lamas, 2008-12-13
Resultado: GESPAÇOS 12 - 04 C.LAMAS
GESPAÇOS: Elisabete Matos; Ana Rita Ribeiro; Sara Brito; Liliana Costa (1); Adriana Andrade (6); Juliana Lopes; Ana Catarina Leal (1); Ana Inês Pacheco (1); Vanessa Freire (3); Rafaela Carneiro.
Treinador: Rui Moreira
COLÉGIO LAMAS: Tânia Ferreira; Ana Rita; Bérnia Ferreira; Isa Afonso (3); Inês Veloso; Ana Martins; Ana Carmo (1); Rafaela Rocha; Rita Santos; Ana Catarina; Mara Pombeiro.
Treinador: Pedro Vieira
A Gespaços entrou da melhor maneira no campeonato regional de infantis ao vencer por esclarecedores 12-04 a formação do C.LAMAS. Embora o resultado seja dilatado, a Gespaços demorou a encontrar a melhor forma de bater a sua oponente, que ainda consegui com que o resultado no final deste período fosse de apenas 2-0. O segundo período foi bem mais conseguido, com jogadas bem delineadas e com Adriana Sofia a comandar a partir de trás as suas colegas, e a conseguirem aumentar o score para uns confortáveis 6-1. a partir do terceiro período, o treinador Gespacense começou a alternar as jogadoras disponíveis, para que estas pudessem ter o maior tempo útil de jogo possível, e a partida ficou mais equilibrada, não deixando contudo de perder o controlo do jogo. O quarto período foi igualmente equilibrado, até no resultado, 3-2, favorável á equipa do Gespaços.
Nota de destaque para Adriana Sofia com 6 golos, mas como será óbvio, sem as suas colegas não o conseguiria, dai os meus parabéns a todas elas.
CNPOVOENSE 09 - 26 GESPAÇOS
Campeonato Regional de Infantis Masculinos ANNP 2008/09
1ª Jornada
Piscina Municipal de Recarei, Sábado, 2008-12-13
CNPOVOENSE 09 – 26 GESPAÇOS
CNPOVOENSE: Paulo Maranhão; Emanuel Rodrigues; Pedro Milhazes (3); Manuel Arnaud (1); José Vaz; Raul Ribeiro; Rui Ramos; Maurício Maia (1); Bruno Pessoa; Pedro Castro (2); Renato Silva (1).
Treinador: Silvério Liberal
GESPAÇOS: Micael Freire (10), António Gonçalves; Diogo Sousa (7), Saúl Barbosa (1), Pedro Dias (1), Paulo Ribeiro (2). Paulo Silva (2), Eduardo Fernandes (2); Emanuel Moura; Vítor Cruz; Luís Costa (1).
Treinador: Rui Moreira
Árbitros: Eurico Silva / Diogo Alves
Parciais: 1º Período: 1-3; 2º Período: 2-10; 3º Período: 3-7; 4º Período: 3-6
Nesta primeira partida de infantis, e com uma equipa remodelada em virtude da saída de alguns atletas para o escalão superior, e a entrada de alguns cadetes, o Gespaços levou de vencida a formação o CNPOVOENSE. Com algumas dificuldades em impor o seu jogo no primeiro parcial, e com alguma falta de rotina, o que é compreensível, estes acabaram por vencer uma equipa que tinha a lição bem estudada, com marcações individuais que iam conseguindo anular os jogadores mais influentes da equipa Gespacense, e que mesmo assim chegou ao final do primeiro período a vencer por 1-3. Para o início do segundo período o treinador trocou de guarda-redes, pondo o titular Micael a jogar numa posição que nos treinos semanais não lhe é de todo estranha, pivot. Este não se fez rogado, e praticamente sentenciou a partida ao marcar nada mais, nada menos do que sete golos. O período terminou com o resultado em 3-13. Com o início do terceiro período a equipa a voltou ao sete inicial, sendo que ai a partida ficou novamente mais equilibrada, mas sempre com ligeiro ascendente Gespacense, acabando por vencer este período por quatro golos de diferença, 3-7, sendo que o ultimo golo deste período foi marcado de baliza a baliza pelo jogador em destaque nesta partida, Micael. O quarto e último período foi o mais equilibrado de todos, com jogadas bem delineadas e com os jogadores a demonstrarem prazer em jogar pólo aquático, não se importando com o desnível do resultado, e jogando com bastante Fair Play, terminando com o resultado de 4-6. Nesta partida ficou demonstrado grande espírito de união do grupo o que é sempre de salutar, parabéns rapazes pela vossa exibição.
09/12/08
GESPAÇOS 37 - 08 FOCA
2ª Jornada, 2008-12-08
Piscinas Municipais de Paços de Ferreira
GESPAÇOS 37 – 08 FOCA
GESPAÇOS – Elisabete Matos; Ana Catarina (2); Adriana Gomes (1); Eduarda Neto (1); Liliana Costa (3); Adriana Andrade (14); Vânia Cruz (8); Ana Ribeiro (6); Sara Vilela (2); Rafaela Carneiro.
Treinador: Rui Moreira
FOCA – Cláudia Moreira: Mariana Sousa; Sara Freitas; Carina Cunha; Ângela carvalho; Soraia Magalhães (1); Susana Marques (2); Mónica Pereira (5).
Treinador: Carla Graf.
O Gespaços venceu a sua congénere do Foca por um resultado que não deixa grandes dúvidas em relação á superioridade Gespacense.
Numa partida de praticamente sentido único, todas as atletas tiveram a oportunidade dar o seu contributo para o score final, sendo que a maior nota de destaque vai para Adriana Sofia “ Su” ao marcar 14 dos 37 golos. Em destaque estiveram também as novas recrutas, ao marcarem neste seu jogo de estreia, foram elas: Adriana Gomes, Eduarda Neto e Sara Vilela. Parabéns meninas pela vossa evolução.
LOUSADA 01 - 03 GESPAÇOS
Campeonato Regional Cadetes Misto ANNP 2008
1ª Jornada
Piscinas do CPN – Ermesinde
LOUSADA 1 – 3 GESPAÇOS
GESPAÇOS – António Gonçalves; Emanuel Moura; Vítor Cruz; Pedro Morais; Vanessa Freire; Sara Brito; Ana Rita Ribeiro; Juliana Lopes; Ana Teresa Moura; Rafaela Duarte.
Treinador: Ruben Mata
Os “meninos” do Gespaços venceram a primeira partida desta época por 3-1, em que tiveram muitas dificuldades em explanar o seu jogo, sendo que acabou por perder o primeiro período por 1-0. O segundo período sorriu aos Gespacenses que entraram melhor em água, acabando por vencer por 1-0. Os terceiros e quartos períodos foram mais folgados, com os resultados de 5-0 e 2-0 respectivamente. Nota positiva para o guarda-redes Tózé, com excelentes defesas, nota negativa para os apenas 10 jogadores presentes para este jogo, Não devia a formação estar a dar mais frutos?
30/11/08
CDUP 13 - 12 GESPAÇOS
Campeonato Regional de Juvenis masculinos ANNP 2008/09
2ª Jornada
Sábado, 2008-11-29
Piscina Municipal de Paços de Ferreira
CDUP: Gil Alhinho; Diogo Silva; Bruno Oliveira; Gustavo Rego; André Coelho (2); Francisco Sousa; Flávio Pinheiro (3); Vasco Losada (5); Diogo Pereira (3) e Gustavo Pereira.
Treinador: Hélder Freitas
GESPAÇOS: Micael Freire, Luís Carneiro (4), Marco Pereira (3), José Quintino, Vítor Matos, Hugo Ribeiro, Diogo Sousa (3), Ricardo Silva (1), Saúl Barbosa, Pedro Dias, Paulo Ribeiro (1). Paulo Silva, David Maia, Eduardo Fernandes.
Treinador: Rui Moreira
Árbitros: Roberto Alves
Parciais: 1º Período: 3-1; 2º Período: 2-4; 3º Período: 7-4; 4º Período: 1-3
Para começar este resumo, e antes de me debruçar sobre o jogo, faço aqui saliência à falta de bom senso demonstrado pela ANNP, ao nomear somente um árbitro para um jogo desta importância. As duas equipas realizaram o jogo sobre protesto.
Antevia-se um jogo muito difícil para as duas equipas, que para conseguirem discutir o resultado, necessitariam de estar ao seu melhor nível. O CDUP apresentava-se com alguns jogadores que abdicaram de jogar pela equipa sénior, para estarem presentes nesta partida, o Gespaços apresentava-se com o seu forte colectivo, a sua maior arma.
Saiu vencedor o CDUP pela margem mínima.
A partida começou com um golo do Gespaços, ao que respondeu imediatamente o CDUP. Acusando este golo, os jogadores do Gespaços como que se desorientaram e permitiram que o seu adversário se adiantasse no marcador á passagem do minuto 4:50, não voltando a perder essa vantagem até final do período que ganhou por 3-1.
O jogo do Gespaços estava demasiado afunilado, o que fazia com que as marcações individuais fossem mais acertadas por parte da defesa do CDUP. Após o primeiro descanso, e já depois de sofrer o 4-1, os Gespacenses começaram a jogar mais apoiados e pelos flancos, o que acabou por confundir as marcações individuais do reduto defensivo do CDUP, tendo ganho inclusive duas grandes penalidades, e logrou recuperar a diferença de score, terminando o período num empate a cinco bolas. Fruto da sua experiência em jogos de escalão superior, os jogadores do CDUP começaram a jogar com as exclusões, e acabaram por tirar partido disso para se adiantar no marcador, adiantamento este que o Gespaços nunca consegui diminuir até final do terceiro período, que acabou por perder pela diferença de três golos, 12-9. O início do quarto e último período começou com uma espantosa recuperação Gespacense, igualando a partida em 12-12 quando faltavam quatro minutos do seu terminus. A partir daí, as equipas começaram a jogar á espera de um erro do adversário, erro esse que caiu para o lado do Gespaços. Num lance em que o guarda-redes Micael fez uma soberba defesa, com a bola a pairar sobre a linha de golo esta ficou á mercê de um jogador atacante, que livre de marcação, acabou por fazer o golo com que terminou a partida.
Notou-se neste jogo a falta de treino de alguns elementos, notou-se também falta de treino colectivo. Uma situação a rever, de forma a nos tornarmos mais fortes.
24/11/08
17/11/08
16/11/08
COL.LAMAS 14 - 17 GESPAÇOS
1ª Jornada - Domingo, 2008-11-16
Piscina Municipal de Recarei – Paredes
COL. LAMAS: Sara Ribeiro, Ana Rita Pereira (1), Isa Afonso (6), Maria Inês Veloso, Ana Carmo Santos, Silvana Monteiro (5), Ana Catarina Silva, Tânia Ferreira (1), Andreia Batista (1).
Treinadora: Sofia Canossa
GESPAÇOS: Elisabete Matos, Ana Catarina, Sara Brito (1), Ana Rita Ribeiro, Eduarda Neto, Liliana Sá Costa (4), Adriana Andrade (2), Vânia Cruz (9), Ana Quintino (1), Adriana Gomes, Rafaela Carneiro, Sara Vilela.
Treinador: Rui Moreira
Árbitros: Ana Saraiva / Hélder Freitas
Parciais: 1º Período: 1-3; 2º Período: 2-4; 3º Período: 6-6; 4º Período: 5-4
A Gespaços começou da melhor maneira o campeonato regional de juvenis femininos, com uma vitória.
A formação Gespacense iniciou o jogo de forma desinibida e com boa troca de bola, conseguindo com isso a vantagem no marcador, que se cifrou em 1-3 no final do primeiro período. Após o primeiro descanso, a Gespaços continuou a jogar em apoio e em rápidos contra ataques, aumentou o score para seis a dois, vantagem esta que viria a ser muito importante no desenrolar da partida. O segundo período terminou com o resultado em 3-7 a favor da equipa visitante. A partir do terceiro período, o Col. Lamas esboçou uma reacção bastante interessante, e consegui ser mais pressionaste no ultimo reduto Gespacense, fazendo com que as defesas fizessem mais faltas e consequentemente mais exclusões, aproveitando para equilibrar a partida. Desta forma e com este equilíbrio, não admira que o terceiro parcial tenha terminado empatado a seis golos. No quarto e último período, a Gespaços consegui gerir a vantagem ganha no primeiro e segundo períodos e mesmo perdendo o quarto parcial por 5-4, saiu vitoriosa desta partida importante. De referir os nove golos de Vânia Cruz e os quatro de Liliana costa. A concluir uma nota de boas vindas para três novas atletas Juvenis, a Adriana Gomes, Eduarda Neto e a Sara Vilela.
11/11/08
10/11/08
Federação Portuguesa de Natação
Estágio Nacional Júnior Masculino, Rio Maior, 15 e 16 de Novembro
É com enorme satisfação que vemos dois atletas da Gespaços integrarem a formação júnior de pólo aquático Nacional.
Depois das convocatórias para o escalão Youth, e com participação positiva no campeonato da Europa 2008 da categoria realizado no Chipre, DIOGO SOUSA nascido em 93 e LUIS CARNEIRO nascido em 92, têm aqui mais uma prova inequívoca do seu valor, e das suas excelentes capacidades individuais.
Atletas convocados:
Miguel Van Zeller CFP
Nuno Marques CFP
Diogo Sousa GESPAÇOS
Luís Carneiro GESPAÇOS
Diogo Pereira CDUP/Liberty
Flávio Pinheiro CDUP/Liberty
André Coelho CDUP/Liberty
Sebastião Silva CNP
Ricardo Gonçalves PORTINADO
Filipe Oliveira PORTINADO
Ricardo Andrez PORTINADO
João Teixeira LDC/INUAF VTG
Paulo Albardeiro AMINATA
Rui Oliveira CNA
Pedro Sousa CPN
09/11/08
GESPAÇOS 18 – 08 CPN
Campeonato Regional de Juvenis masculinos ANNP 2008/09
1ª Jornada, Sábado, 2008-11-08
Piscina Municipal de Paços de Ferreira
Gespaços: Micael Freire, Marco Pereira (2), José Quintino (3), Vítor Matos (1), Hugo Ribeiro (1), Diogo Sousa (6), Ricardo Silva (2), Saúl Barbosa, Pedro Dias, Paulo Ribeiro (3). Paulo Silva, David Maia, Eduardo Fernandes.
Treinador: Rui Moreira
CPN: Tiago Aparício, Tiago Vieira (4), Ricardo Ferreira, Carlos Santos (3), Ruben Pereira, Dinis Rosas, Tiago Casimiro, Ricardo Moutinho, Pedro Lima (1).
Treinador (Delegado): Paulo Martins
Árbitros: José Martins / Diogo Alves
Parciais:
1º Período: 5-3
2º Período: 5-2
3º Período: 4-1
4º Período: 4-2
A Gespaços começou da melhor maneira a época desportiva de pólo aquático ao derrotar em casa, a equipa campeã regional em título, por esclarecedores 18-08.
A equipa da Gespaços entrou na partida com alguma ansiedade, talvez por ser o primeiro jogo.
Desfalcada de um elemento preponderante na sua manobra ofensiva, Luís Carneiro, a Gespaços consegui contornar esse problema, jogando em apoio e saindo em rápidos contra ataques, por vezes nem sempre bem sucedidos, aproveitando o CPN para equilibrar a partida, também órfão do seu melhor jogador, ao serviço da equipa sénior. Talvez por isto, o resultado final do primeiro parcial fosse de 5-3.
O primeiro intervalo parece ter acabado com o nervoso miudinho evidenciado até ali pelos Gespacenses, e estes paulatinamente foram aumentando o score e desperdiçando pelo meio alguns golos, uma vez por mérito do guarda-redes adversário, outras por demérito dos atacantes.
Nota-se em alguns jogadores a vontade de mostrar serviço, isso é bom, mas não se pode falhar tantos golos á boca da baliza.
No final deste segundo período o resultado fixou-se nos 10-5.
O terceiro período foi o mais desnivelado, 4-1, notando-se já algum cansaço por parte dos jogadores do CPN, pois apresentaram-se para esta partida com apenas nove jogadores.
Ao invés, a Gespaços a jogar com os treze jogadores permitidos, ia alternando o Sete inicial, fazendo rodar todos eles, havendo assim menos desgaste físico. Nesta altura da partida o resultado já se fixava em 14-06.
O quarto e último período, começou com a expulsão com substituição de jogador Carlos Santos – CPN, jogador que tinha até ali marcado três golos. A Gespaços continuou a dominar a partida até ao apito final, marcando no período quatro golos e sofrendo apenas dois, deixando o resultado final em 18-08.
Uma ultima palavra para o muito publico afecto ás duas equipas presente nas bancadas.
OUTROS RESULTADOS DA 1ª JORNADA
FOLGA x CNPOVOENSE
COL.LAMAS 0* x 15 CDUP
SALGUEIROS - x - PAREDES - Não se realizou
LOUSADA 21 x 09 VITORIA
FLUVIAL 06 x 08 GONDOMAR
GESPAÇOS 18 x 08 CPN
*ATRIBUIDA DERROTA AO COL.LAMAS POR FALTA DE COMPARÊNCIA
05/11/08
Começa este próximo sábado, dia 08 de Novembro, a época desportiva de Pólo aquático da ANNP, para escalões de formação.
A Gespaços participa em três escalões, sendo que estes são:
CADETES MISTO
INFANTIS
JUVENIS
O escalão de JUNIORES não foi inscrito, uma vez que não tem atletas suficientes para formar equipas, quer femininas quer masculinas, em virtude de os regulamentos da ANNP não o permitirem.
A Gespaços participa com um total de 34 atletas neste campeonato, e dois treinadores.
Oportunamente iremos divulgar um calendário com os jogos a disputar em todos os escalões.
A todos os atletas pedimos para que se empenhem na defesa das cores Gespacenses e que lutem com ESFORÇO E GLÓRIA ATÉ AO FIM!!!!
07/10/08
GALA ANNP 2008 - Pólo aquático
Foram também galardoados, Luis Carneiro e Diogo Sousa, pela sua presença no Campeonato Europa - Torneio de Qualificação Youth - Chipre, onde realizaram excelentes exibições. A todos aqui ficam os nossos parabéns e as nossas felicitações.
29/08/08
Época 2008/2009
Rui Moreira deixa a equipa técnica para abraçar uma aventura no campeonato suíço de pólo aquático. A continuidade fica assegurada pelo seu pai, Rui Manuel Moreira, por Renato Luís e pelo Ruben, um ex-atleta da cantera waterpolista Gespacense.
Rui Moreira deixa a Gespaços ao fim de 6 anos.
Conseguiu colocar o clube no topo da formação desportiva, alcançou vários títulos a nível regional e lugares cimeiros a nível nacional, conseguindo mesmo neste curto espaços de tempo ser campeão Nacional Infantis Masculinos na época 2007/08, e tendo vários dos seus atletas a integrarem as selecções nacionais.
Em jeito de despedida aqui ficam algumas palavras do Rui:
“Em 21 anos de pólo aquático tive vários treinadores, todos eles tiveram um papel muito importante na minha carreira, quer como treinador quer como jogador, no entanto houveram vários que tiveram os mesmos treinadores, os mesmos treinos, as mesmas condições, as mesmas oportunidades, as mesmas dificuldades, e não conseguiram acompanhar a relação entre eles próprios e o pólo aquático e acabaram por desistir.
Isto para dizer que independentemente do treinador, das condições, etc., o importante é mesmo o amor ao pólo aquático.
Quero também dizer, que esta equipa foi o meu maior orgulho como treinador, e tenho a certeza absoluta que daqui sairão as maiores referências do pólo aquático nacional num futuro bem próximo.
Obrigado a todos os que me apoiaram com a certeza que o farão ainda mais a quem vier a seguir...”
Aquele abraço,
Rui Moreira
26/08/08
Nova época começa a 01 de Setembro
O inicio promete ser duro, mas como sempre, a pré-época é muito importante para se conseguir atingir parâmetros que nos preparem para 10 meses de competição.
Esperamos que todos compareçam, para começarmos bem e em grande.
29/07/08
21/07/08
Encerramento da época 2007/2008
Teve lugar nas Piscinas Municipais, a festa de encerramento da época desportiva 2007 / 2008, da secção de pólo aquático da Gespaços.
Neste importante convívio realizado todos os finais de época, ficou bem vincada a união entre todos, a começar pela administração, direcção, equipa técnica, pais, e o mais importante de todos os intervenientes, os atletas.
A festa começou bem cedo, com a preparação do “Farnel” parte essa como sempre organizada pelas mães, e muito bem. Os atletas iam-se recriando na excelente relva, trocando uns passes de futebol, para variar, depois de um ano dedicado a jogar á “ bola dentro de água”. É com enorme satisfação que vemos a união do grupo directivo da secção, esta que tem tido um papel preponderante na organização de toda a actividade fora de água. Ficou mais uma vez demonstrado que ”Com força e perseverança, iremos chegar longe”.
Queremos deixar também aqui um palavra de agradecimento á administração por ter disponibilizado as instalações para a realização desta festa, e também agradecer a presença do Exmo. Sr. Administrador Dr. António Coelho, do Director Dr. Alberto Gomes, assim como a presença do Dr. Álvaro Neto, Ex. Administrador executivo e mentor da modalidade em Paços de Ferreira.
Sem esquecer toda a equipa técnica, Rui Braga Moreira, Rui Manuel Moreira e Renato Luís, bem como o coordenador técnico, Dr. Nuno Mariani, o nosso muito obrigado.
A secção teve a honra de conceder um diploma de reconhecimento à administração da Gespaços, E.M., bem como ao Dr. Álvaro Neto, pela dedicação á modalidade.
Ficam aqui os votos que para os anos vindouros, possamos continuar a festejar e a conviver desta forma, sinal que estamos no bom caminho, que a modalidade está viva, e continua a dar muitas alegrias aos Gespacenses.
Finalmente uma palavra para os atletas:
Desejamos-lhes umas excelentes férias, e que para a próxima época estejam todos presentes, e em força, para conseguirmos mais feitos e mais alegrias para o nosso grande clube, GESPAÇOS.
16/07/08
Informamos todos os atletas que a fase final nacional de juvenis foi mais uma vez anulado.
É com grande tristeza que vemos mais uma vez os responsaveis pelo pólo aquático nacional anularem a fase final, contribuindo em nada para a dignificação da modalidade.
06/07/08
A fase final de Juvenis Masculinos, após o primeiro adiamento, irá provavelmente ser realizada nas pinscinas Municipais de Paços de Ferreira nos dias 18, 19 e 20 de Julho.
Oportunamente iremos divulgar mais detalhes acerca desta importante competição de pólo aquático nacional ao nível da formação.
04/07/08
30/06/08
CPN 20 - 13 Gespaços
Piscina Municipal de Paços de Ferreira
CPN 20 – 13 GESPAÇOS
CPN: Pedro Neves, Tiago Vieira (1), Ricardo Ferreira, Carlos Santos (1), Ruben Pinheiro, Pedro Sousa (12), Daniel Coelho (4) – Jogaram ainda: Ricardo Reguil,
Ricardo Aparício (1), Pedro Lima, Diogo Mourão (1), Ricardo Moutinho.
Treinador: Jorge Coelho
Gespaços: Micael Freire, Rui Cunha (1), Paulo Ribeiro (2), Vítor Matos (2), Hugo Ribeiro (1), Diogo Sousa (6), Marco Pereira (1) – Jogaram ainda – José Quintino, Luís Costa, Ricardo Silva, Bruno Santos, Ricardo Silva, Pedro Dias, Paulo Silva.Treinador: Rui Manuel Moreira
Árbitros: Eurico Silva / André Mendes
Parciais:1º Período: 6-3
2º Período: 3-3
3º Período: 6-6
4º Período: 5-1
UM ESFORÇO INGLÓRIO.... OS MIÚDOS NÃO MERECIAM !!!!
A jogar em casa e na presença de uma boa moldura humana, a Gespaços perdeu por um resultado que não demonstra o que realmente se passou dentro de água.
Após uma entrada muito nervosa, os jogadores sentiram, após os primeiros minutos, que poderiam fazer algo de muito bom nesta partida.
O inicio foi bastante equilibrado, com as equipas a encaixarem-se muito bem e sempre com a incerteza no marcador, sendo que o jogo era de parada e resposta, e só a partir do quarto minuto é que o CPN logrou distanciar-se no marcador chegando ao final do primeiro período com a vantagem de três golos, 6-3.
O segundo período foi muito bem disputado e equilibrado ao ponto de o resultado ser de 3-3 no final, com os jogadores Gespacenses a fazer uma grande exibição, mas a não conseguirem reduzir a desvantagem, acabando o CPN por ir para o intervalo com a vantagem confortável de três golos, 9-6.
Na reentrada do terceiro período, a Gespaços foi em busca de um resultado que lhe fosse mais favorável, chegando mesmo a estar empatado a 12 bolas, mas numa fase de desconcentração, e com o melhor jogador Gespacense até aquele momento no banco, o CPN consegui adiantar-se no marcador até aos 15-12, muito por culpa do jogador Pedro Sousa, que, sem qualquer tipo de marcação, ia resolvendo a partida a favor da sua equipa.
A partir daqui, a moral foi-se abaixo, e o quarto período foi todo do CPN que venceu, com todo o mérito.
Podemos dizer com grande orgulho, que com apenas 2 Juvenis em campo, conseguimos dar luta e ser grandes homens, e estes são, sem duvida a força da GESPAÇOS. Estamos a construir o futuro com grande paixão e não há ninguém, mas ninguém, que por muito que faça, ou não, consiga deitar por terra o grande sonho destes homens…
CPN 20 - 13 GESPAÇOS
A gespaços perdeu neste último jogo da fase final do campeonato, a oportunidade de se sagrar campeã regional de juvenis masculinos 2007/2008
Estão de parabéns todos os atletas pelo esforço que dispenderam, sabendo o quão dificil seria vencer este jogo.
Em breve editaremos um resumo mais alargado, asssim como as constituições das equipas.
Com sinceridade, apetece-me dizer apenas que, OS MIÚDOS NÃO MERECIAM!!!!!
25/06/08
Aguarda-se com bastante expectativa, e em contagem decrescente, a realização do jogo que pode atribuir o campeonato regional de juvenis masculinos para esta época 2007/2008.
A fasquia está bastante elevada para os pupilos de Rui Moreira, uma vez que não vai puder contar com dois atletas bastante importantes, e que normalmente dão corpo á sua equipa, são eles: Luís Carneiro e André Martins.
Os jogadores estão bastante motivados e nada descrentes, estão bastante cientes das suas capacidades, e que alcançarão o tão desejado troféu.
Aqui ficam os votos de que façam uma excelente partida, e que este “Caneco” seja a prova que realmente são uma verdadeira equipa.
“Com atitude, humildade e perseverança vamos chegar longe!”
17/06/08
INSCRIÇÕES E EXAME MÉDICO
Os exames irão ser realizados nas piscinas municipais.Após a realização destes, irá começar a ser organizado o processo de inscrição para a época 2008/2009.
Informa-te junto do teu treinador para que possas levantar toda a documentação necessária, de forma a teres as autorizações assinadas e entregues atempadamente.
Não te esqueças: O principal interessado és tu!!! A responsabilidade também passa por ti……….
16/06/08
Exm.ºs Senhores,
Na sequência da participação do vosso prestigiado clube no evento em título, vimos pelo presente felicitar os vossos atletas, treinadores e dirigentes pela conquista do Campeonato Nacional de Infantis Masculinos.
Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos e as mais cordiais Saudações Desportivas
Pela Direcção da ANNP
O Vice Presidente
(Álvaro Monteiro)
João Sousa da NPD bate recorde nacional
Parabéns campeão por mais este recorde pessoal e nacional!!!!
Continuação de boas braçadas e que o teu futuro seja sinónimo de muitas alegrias para ti e para o nosso clube Gespaços.
13/06/08
10/06/08
09/06/08
CAMPEÃO NACIONAL INFANTIS MASCULINOS 2007/2008
Resultados:
Portinado 08 – 14 Gespaços
VSC 03 – 17 Gespaços
Fluvial 08 – 16 Gespaços
C.Lamas 02 – 11 Gespaços
Lousada 03 – 24 Gespaços
Resumo dos jogos
A equipa de Infantis da Gespaços sagrou-se campeã nacional ao derrotar todos os adversários da fase final do campeonato nacional, disputada entre sexta-feira e domingo, na piscina do Colégio de Lamas. O encontro mais difícil, com o Portinado, estava agendado logo para o primeiro dia, mas a equipa pacense, que nunca vencera o seu adversário, teve um arranque espectacular e venceu logo o primeiro período por 3-1 e um segundo ainda mais demolidor – 5-1. No terceiro os portimonenses reagiram e venceram por 5-3 e no último período os pacenses confirmaram o triunfo com 3-1, fixando o resultado final em 14-8. Estavam abertas as portas do título, pois não era crível que qualquer das equipas restantes lhes pudesse travar o passo, já que todas elas tinham sido copiosamente derrotadas no campeonato regional. E assim veio a acontecer. O Vitória de Guimarães foi derrotado por 17-3 e seguiu-se o Fluvial com quem os pacenses já criaram uma rivalidade especial, e que foi segundo no regional. O jogo foi antecedido por mais um problema em que esta Federação é fértil. Para este jogo estava nomeada uma árbitra pertencente à equipa do Fluvial e que em ano anterior também apitara um jogo Fluvial – Gespaços, durante o qual se verificaram vários incidentes, com graves prejuízos para a Gespaços, pelo que uma enérgica intervenção dos representantes pacenses impediu que ela dirigisse a partida, fazendo apenas mesa. A Gespaços venceu com toda a naturalidade por 16-8, apesar de os seus principais artilheiros Luís Carneiro (3 golos) e Diogo Sousa (4 golos) não terem estado felizes no remate.
A equipa da casa – o Lamas – perdeu por 2-11 e finalmente o Lousada sofreu a mais pesada derrota – 3-24. Nesta fase final a equipa marcou 82 golos e sofreu apenas 24. Luís Carneiro, com 29 golos, foi o melhor marcador, seguindo-se na lista Diogo Sousa com 22, Hugo Ribeiro com 10, Marco Pereira 9, Eduardo “Botija” 4, José Quintino 3, Bruno Santos 2, e Paulo Ribeiro, Paulo Silva e Micael Freire todos com 1.
A equipa, dirigida por Rui Moreira, foi constituída pelos seguintes atletas: Micael Freire, Paulo Ribeiro, Luís Costa, Bruno Santos, Paulo Silva, Marco Pereira, José Quintino, Saul Barbosa, Diogo Sousa, Luís Carneiro, Hugo Ribeiro, Eduardo “Botija”, Pedro Dias e David Maia.
VICE-CAMPEÃO NACIONAL INFANTIS FEMININOS 2007/2008
Resultados:
Gespaços 23 – 03 Foca
Gespaços 08 – 08 C.Lamas (09-08, após a marcação de grandes penalidades)
Gespaços 00 – 30 Lousada (A Gespaços abandonou o jogo)
Gespaços 33 – 01 SSCMParedes
Resumo dos jogos
Segundo lugar com sabor a primeiro.
No campeonato nacional disputado durante o fim-de-semana em Recarei, a equipa feminina da Gespaços obteve o segundo lugar, como acontecera no regional. Contrariamente ao que acontecera neste último, em que a equipa Lousadense vencera com muito mérito, desta feita este segundo lugar tem o sabor a primeiro e como tal foi festejado pelas atletas e seus acompanhantes, pois o primeiro lugar foi-lhe esbulhado pela actuação do árbitro, que não tinha, nem mostrou isenção, pois é jogador do Lousada. Não se compreende que para um jogo destes se nomeie um elemento de uma das equipas em confronto, e, mais grave ainda, se repararmos que isto já se verificara em épocas transactas, com graves prejuízos para a Gespaços, como se, para os jogos entre Lousada e Gespaços, não houvesse mais árbitros disponíveis. Depois de ter vencido o Foca por 23-3 e o Lamas por 9-8, a Gespaços defrontou a Lousada.
A equipa entrou muito bem no jogo, venceu o primeiro período e no segundo, quando passou a vencer por 4-2, o árbitro/jogador do Lousada decidiu virar o jogo a favor da sua equipa. No espaço de escassos minutos carregou as mais destacadas atletas da Gespaços com duas exclusões cada, colocando-as em risco de exclusão definitiva, e naturalmente, a Lousada passou o resultado para 6-4. Então os responsáveis pacenses decidiram abandonar o jogo, pondo termo à farsa em que o jogo se transformara e, assim, foi averbada à equipa uma derrota por 0-30.No último jogo as pacenses venceram o Paredes por 33-1.
A equipa de Rui Manuel Moreira, foi constituída pelas seguintes atletas: Elisabete Matos, Ana Rita Ribeiro, Sara Brito, Ana Leal, Lilinana Costa, Adriana Sofia Andrade, Vania Cruz, Ana Sofia Ribeiro, Rafaela Carneiro, fazendo parte da equipa também as cadetes : Vanessa Freire, Juliana Lopes, Rafaela Duarte, Monica Dias.
08/06/08
O Salgueiros recuperou o título de campeão nacional, que perdera o ano passado para o Amadora, ao bater na “negra” o Portinado por 9-8. Esta vitória do Salgueiros tem um sabor especial para os adeptos pacenses do Pólo Aquático, pois foi conseguida com o contributo especial de Rui Moreira, que é o técnico principal da Gespaços. Na verdade, Rui Moreira, depois de ter sido o melhor marcador da fase regular com 95 golos, marcou 15 golos durante o play-off, e foi eleito o jogador mais valioso da final, sendo mesmo o marcador do último e decisivo golo da partida. Um dia em cheio para Rui Moreira, que três horas depois se sagrava campeão nacional de infantis como técnico da Gespaços, Parabéns RUI.
02/06/08
Gespaços empata com Fluvial
Treinadora: Mariana Sarmento
Gespaços: Micael Freire, Rui Cunha (2), Paulo Ribeiro, Vítor Matos, Hugo Ribeiro, Diogo Sousa (7), Marco Pereira (1) – Jogaram ainda – José Quintino, Luís Costa, Ricardo Silva, Bruno Santos, Saul Barbosa, David Maia, Eduardo Fernandes.
Treinador: Rui Moreira
Árbitros: João Martins / André Mendes
Parciais:
1º Período: 2-2
2º Período: 2-1
3º Período: 4-4
4º Período: 2-3
A Gespaços empatou a dez golos com o Fluvial, em uma partida muito bem disputada, numa piscina com excelentes condições para a prática do pólo aquático, e com os jogadores a presentearem o muito público presente nas bancadas com excelentes pormenores técnicos.
Nesta partida onde o equilíbrio foi a nota de destaque, houve dois atletas que acabaram por sobressair, não só pelos golos que marcaram, mas pela beleza de alguns desses mesmos tentos, Diogo Sousa (7) pela Gespaços, e de Manuel Cardoso (6) pelo Fluvial.
O respeito com que as formações entraram em campo, notou-se logo desde o apito inicial, em que as equipas se estudaram e tentavam encontrar a melhor forma de chegar á área adversária.
A treinadora do Fluvial, Mariana Sarmento, conhecedora da grande parte dos atletas da Gespaços, pois esta é sua treinadora na selecção regional, sabia muito bem quais os jogadores mais influentes a marcar, mas os Gespacenses souberam contornar as marcações individuais, e realizaram excelente partida, pesa embora estarem desfalcados de dois elementos fundamentais na manobra ofensiva da equipa, por motivo de castigo.
Todos os parciais foram bastante equilibrados, dois empates e uma vitória para cada equipa nos outros dois.
Parabéns meninos pela vossa excelente prestação.
Provamos mais uma vez, que com atitude, humildade e perseverança vamos chegar longe!
31/05/08
29/05/08
Paredes, 6,7 e 8 de Junho de 2008
Sexta, 6 Junho 08
19h00 – SSCMP x C LAMAS
20h15 – GESPAÇOS x FOCA
Sábado, 7 Junho 08
09h00 – FOCA x LOUSADA XXI
10h15 – GESPAÇOS x C LAMAS
18h00 – LOUSADA XXI x GESPAÇOS
19h15 – C LAMAS x SSCMP
Domingo, 8 Junho 08
09h00 – SSCMP x FOCA
10h15 – LOUSADA XXI x C LAMAS
15h00 – C LAMAS x FOCA
16h15 – GESPAÇOS x SSCMP
CAMPEONATO NACIONAL INFANTIS MASCULINOS – FINAL
Colégio Liceal de Lamas, 6,7 e 8 de Junho de 2008
Sexta, 6 Junho 08
18h00 – C LAMAS x VSC
19h15 – CFP x LOUSADA XXI
20h30 – GESPAÇOS x PORTINADO
Sábado, 7 Junho 08
12h00 – VSC x GESPAÇOS
13h15 – PORTINADO x CFP
14h30 – LOUSADA XXI x C LAMAS
19h00 – CFP x GESPAÇOS
20h15 – C LAMAS x PORTINADO
21h30 – LOUSADA XXI x VSC
Domingo, 8 Junho 08
08h30 – C LAMAS x GESPAÇOS
09h45 – PORTINADO x LOUSADA XXI
11h00 – VSC x CFP
15h15 – PORTINADO x VSC
16h30 – CFP x C LAMAS
17h45 – LOUSADA XXI x GESPAÇOS
27/05/08
Gespaços 18 – 13 Gondomar
Piscina Municipal de Paços de Ferreira
Gespaços 18 – 13 Gondomar
Gespaços: Micael Freire, Rui Cunha, Paulo Ribeiro, Luís Carneiro (6), Hugo Ribeiro (2), André Martins (3), Diogo Sousa (5) – jogaram ainda – José Quintino, Luís Costa, Paulo Silva, Bruno Santos, Marco Pereira (1), Vítor Matos.
Treinador: Rui Braga Moreira
Gondomar: Tiago Melo, Bruno Sousa, Filipe Faria (1), Sérgio Dias, Luís F. Ferreira (5), Tiago Maia (6), Rui Ferreira – Jogaram Ainda – João Guerra, André Pinto (2), Tiago Oliveira, Diogo Silva, Diogo Ribeiro, Ricardo Lisboa.
Treinadora: Filipa Pereira
Árbitro: Filipe Preto
Secretária: Sara Pinto
Parciais:
1º Período: 2-1
2º Período: 3-4
3º Período: 5-5
4º Período: 8-3
A Gespaços venceu a formação do Gondomar por 17-13, por entre insultos e agressões quem em nada dignificam a modalidade.
Após o apito inicial, a equipa do Gondomar tentou ir para a frente mostrando que tinha a lição estudada, e tinha, em muitos aspectos!!!!
O Gondomar logrou marcar o seu primeiro golo por volta dos dois minutos, ao qual responderam os Gespacenses como o golo do empate no minuto seguinte.
Depois de algum domínio de jogo por parte do Gondomar, a equipa da casa conseguiu equilibrar a contenda e começou a acercar-se um pouco mais da baliza adversária, sendo que o equilíbrio era a nota de destaque, estando os guarda-redes em tarde inspirada, estes iam mantendo as suas balizas invioláveis.
A Gespaços em um contra ataque bem delineado, marcou o seu segundo golo, não se alterando mais o resultado ate final do primeiro período, 2-1.
O segundo período começou com o domínio de jogo por parte da equipa da casa, marcando três golos sem resposta, elevando o score para 4-1.
Depois de conseguir uma vantagem de três golos, a equipa Gespacense perdeu o controlo do jogo, fazendo com isso, que o Gondomar recuperasse da desvantagem, chegando as equipas ao final deste período com uma igualdade a cinco bolas.
No terceiro parcial, a partida teve um cariz de “tu cá, tu lá”, e em que a incerteza do resultado foi uma constante até final deste período, o qual acabou empatado a cinco golos, acabando também com o resultado fixado num empate a dez bolas.
E foi já no quarto e ultimo período que a Gespaços consegui distanciar-se no marcador ao marcar cinco golos em três minutos, de um total de oito, contra apenas três do Gondomar. A perder em golos, os gondomarenses acabaram também por perder a cabeça, ao ponto de um jogador ter agredido um atleta da Gespaços, gerando-se a confusão total. Depois de os ânimos estarem mais serenos, foram excluídos das respectivas equipas dois atletas com expulsão e substituição. Depois de reiniciada a partida ficou um jogador gondomarense isolado junto a baliza contrária, cometendo ele também uma agressão sobre o guarda-redes adversário, falta esta, que o árbitro fez vista grossa, o que provocou uma forte contestação por parte do público presente nas bancadas.
O jogo prosseguiu, acabando este com os atletas visivelmente nervosos, e com resultado final em 18-13.
Esperamos que prevaleça o bom senso e a isenção, uma vez que o árbitro viu perfeitamente que o jogador Gespacense foi provocado e agredido.
Gespaços vence Fluvial em Cadetes
Fluvial: Bruno Pinto, Diogo Santos, Vasco Santos, Ana Costa, Miguel Azevedo, Diogo Francisco, Paulo Tavares, Gonçalo Moreira, Bernardo Ribeiro, Francisco Freitas, Bruno Silva, Tiago Santos, Francisco Cardoso, Tiago Francisco.
Treinadora: Carolina Faria
Gespaços: António Gonçalves, Ana Rita Ribeiro, Sara Brito, Juliana Lopes, Pedro Morais, Vítor Cruz, Emanuel Moura, Vanessa freire, Teresa Moura, Miguel Meireles.
Treinador: Renato Luís
A Gespaços venceu a formação Fluviense por quatro períodos a zero, num jogo de praticamente sentido único.
Para quem tem teve a oportunidade de acompanhar estes jovens atletas, viu que estes sempre jogaram com grande alegria e principalmente com grande espírito de camaradagem.
Este campeonato regional terminou com a Gespaços 100% vitoriosa em todas as partidas disputadas. Com este ultimo jogo, metade da equipa terminou a sua ligação a este escalão, ficando aqui os votos de felicidades para o novo desafio que os aguarda na próxima época desportiva.
24/05/08
19/05/08
Gespaços 4 - 0 Lousada
Domingo, 2008-05-18
8ª Jornada
Gespaços 4 – 0 Lousada (nº vitórias nos parciais)
Piscina Colégio de Lamas
Gespaços: António Gonçalves, Vítor Cruz, Emanuel Moura, Pedro Morais, Miguel Meireles, Vanessa Freire, Sara Brito – Jogaram ainda – Juliana Lopes, Ana Rita Ribeiro, Ana Teresa Moura, Rafaela Duarte.
Treinador: Renato Luís
A equipa de cadetes saiu vitoriosa da sua deslocação às piscinas do colégio de Lamas, vencendo a sua congénere Lousadense por esclarecedores 4-0.
Neste jogo, destacou-se a boa atitude e empenho que os jogadores/as tiveram, pelas boas jogadas ofensivas delineadas, as quais resultaram em 17 golos marcados, contra apenas dois sofridos. Houve ainda tempo de fazer rodar todos os atletas disponíveis, para que todos pudessem dar o seu contributo á equipa e com isso evoluírem um pouco mais.
Parabéns Gespacenses por mais esta bela exibição.
18/05/08
17/05/08
13/05/08
ÉPOCA DESPORTIVA 2008/2009
Espero com sinceridade que em todas as provas que estamos ainda inseridos, consigamos alcançar os nossos objectivos.
A pensar na época 2008/2009, e por forma a dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido, lanço o repto a dirigentes, técnicos, atletas e pais, para que aqui deixem as suas opinões e sugestões do que poderá ser feito, e de que forma podemos melhorar as nossas prestações desportivas.
No vosso entender o que se pode melhorar:
- Nos diversos escalões?
- Para a evolução dos atletas?
- Participação dos pais?
- Condições de treino?
Qual a vossa opinião sobre a criação de uma segunda equipa de infantis masculinos?
Gespaços waterpolo......... A crescer convosco!!!!!!!!
Convocatória para Centro de Treino
Da Gespaços estão convocadas as seguintes atletas:
Vânia Cruz
Ana Lucia Leal
Adriana Sofia
11/05/08
GESPAÇOS 03 - 08 LOUSADA
Árbitros: Filipe Preto / Roberto Alves
Treinador: Rui Braga Moreira - Delegado: Renato Luís
Treinador: Bruno Ribeiro – Delegado Nuno Teixeira
Notava-se um certo nervosismo no ar, mas digamos que talvez fosse normal devido a importância da partida a disputar.
Este nervosismo viria a ser fundamental no desenrolar da partida, com as atletas a não conseguirem praticar o seu habitual jogo e a equipa da Lousada, com mais traquejo e mais habituadas a estar sobre pressão, algumas das atletas jogam nas equipas de escalão superior, tiraram partido da menor experiência da equipa da Gespaços nesse aspecto, e conseguiram no primeiro período uma vantagem de três golos, que viriam a ser decisivos para o resto da partida.
Notava-se que a responsabilidade era imensa, pois as Gespacenses mais que ninguém gostavam de dar uma alegria aos muitos adeptos presentes nas bancadas, mas a tarefa a cada minuto que passava tornava-se mais difícil, o Lousada sabia defender bem e no ataque criava sempre muito perigo.
O intervalo entre o primeiro e segundo período fez bem às atletas da casa, que ao entraram um pouco mais desinibidas, conseguiram marcar dois golos nos primeiros minutos diminuindo a desvantagem para 2 -3, mas as Lousadenses não estavam ali para facilitar e começaram a pressionar o último reduto Gespacense, e lograram marcar até ao final do segundo período um golo, golo este suficiente para terminar com uma vantagem de dois golos, 2-4.
O jogo da Gespaços estava a ser todo ele feito pelo centro do terreno, fruto das marcações cerradas que estavam a ser feitas às duas pontas, não conseguindo estas criar jogadas de real perigo para a baliza Lousadense.
No terceiro período acentuou-se o nervosismo das Gespacenses, rematando muito á baliza adversaria mas sem resultados práticos, uma vez que estavam a jogar mais com o coração que com a cabeça, levando a equipa a registar o pior período de jogo e onde se avolumou o resultado a favor do Lousada, ao sofrer quatro golos e marcando apenas um.
O quarto e último período foi totalmente controlado pelo Lousada, embora não tendo marcado qualquer golo, também acabou por não sofrer, deixando as equipas com o resultado final de 3-8.
Parabéns meninas pelo vosso esforço, continuem a treinar, pois têm um largo futuro á vossa frente, não fiquem tristes a vossa hora chegará mais cedo ou mais tarde.
E como sabemos estar no desporto, aceitamos a derrota com fair-play e endereçamos aqui os parabéns as Lousadenses pelo titulo conquistado.
07/05/08
04/05/08
FOCA 01 x 02 GESPAÇOS
Jornada: 7
FOCA: Pedro Pinto, Carlos Guimarães, Ângela carvalho, Pedro Sousa, Vítor Pereira, Francisco Guimarães, Gonçalo Seabra.
Treinador: André Pires
Gespaços: António Gonçalves, Ana Rita Ribeiro, Vanessa Freire, Vítor Cruz, Emanuel Moura, Juliana Lopes, Mónica Dias, Teresa Moura, Rafaela Duarte, Pedro Morais, Miguel Meireles, Sara Brito.
Treinador: Renato Luís
A Gespaços deslocou-se a Santa Maria de Lamas para disputar mais uma jornada do campeonato regional de cadetes misto em que defrontou a formação do FOCA.
Mais uma vitória que serve de estímulo a todos os atletas que saem deste escalão de formação, e sobem para um onde vão encontrar maior concorrência por um lugar a titular.
Esta partida teve alguns períodos interessantes de bom pólo aquático, com todos os intervenientes embrenhados em alcançar a vitória.
Os Gespacenses tiveram ao longo dos 20 minutos um maior controlo de posse de bola e alinharam todos os jogadores para que todos tenham a sua oportunidade de jogar, afinal é para isso que treinam afincadamente. Aqui ficam os nossos parabéns.
29/04/08
25/04/08
Gespaços 22 – 15 FOCA
3ª Jornada
Piscina Municipal de Paços de Ferreira
Gespaços: Micael Freire, Marco Pereira (3), José Quintino (2), Paulo Ribeiro (1), Hugo Ribeiro (2), André Martins (5), Diogo Sousa (8) – jogaram ainda – Eduardo Fernandes, Luís Costa, Paulo Silva, Rui Cunha (1), Vítor Matos, Pedro Dias.
Treinador: Rui Moreira
FOCA: Ricardo Batista, João Pereira (2), Ricardo Ribeiro, Pedro Magalhães, André Coelho (6), Pedro Sousa, Carlos Freitas (2) – Jogaram ainda – Vítor Pereira, Tiago Magalhães, Rui Carvalho, Sérgio Ribeiro, Flávio Melo (3), Jorge Pereira.
Treinador: André Pires
Parciais: 1º Período: 6-0; 2º Período: 6-1; 3º Período: 7-5; 4º Período: 3-9
Em jogo referente á 3ª jornada da fase final de apuramento de campeão regional juvenil, a Gespaços levou de vencida a formação do FOCA por 22-15.
Com uma entrada bastante forte da equipa da casa, a jogar de gorro branco, assumindo as despesas do jogo, e a conseguir um avanço no marcador que chegou aos seis a zero no final do primeiro período. Para isso contribuiu a concentração dos gespacenses e as marcações homem a homem, que não deram hipóteses de resposta aos felgueirenses.
O descanso de dois minutos entre o primeiro e segundo período não afectou os jogadores, e dando continuidade ao seu jogo, a Gespaços marcou seis golos contra apenas um de resposta da equipa de gorros azuis.
A partir do terceiro período, e já com alguns dos jogadores menos experientes em campo da Gespaços, o FOCA logrou reagir e consegui equilibrar a partida, não deixando contudo os Gespacenses de controlar o jogo, marcando mesmo assim sete golos contra cinco de resposta.
O treinador Rui Moreira no quarto e último período apostou numa equipa toda ela nova, não tendo sequer um jogador em campo com que iniciou a partida, notando-se a falta de experiência e de entrosamento entre os jogadores, a jogar contra alguns da equipa adversária que jogam inclusive na equipa sénior Felgueirense.
A Gespaços não conseguiu reagir, e cometendo alguns erros defensivos, acabou por ser este quarto e ultimo período favorável ao FOCA por 9-3. Destaque para Diogo Sousa, ao marcar oito golos, e em grande forma nesta fase de aproximação ao campeonato Europeu Youth, e para o qual é um dos seleccionados nacionais.
Ficam aqui os nossos sinceros votos de felicidades para a equipa do FOCA, equipa esta a passar uma fase de luto, devido aos acontecimentos trágicos passados, mas conseguindo pouco a pouco levantar a cabeça e mostrando que com fé e acima de tudo muita perseverança a conseguirão ultrapassar.
23/04/08
“FPNatação impõe sistema de ditadura...”
Após termos conhecimento do adiamento do campeonato nacional, transcrevemos aqui as palavras do treinador da Gespaços, Rui Moreira, para com esta situação:
"A FPNatação decidiu anular os campeonatos nacionais sem quê nem porquê no mesmo dia em que enviou os calendários para os mesmos.
Ignorando todos os clubes, ignorando todos os orçamentos que com muitas dificuldades devem ter sido conseguidos pelas equipas para tal, ignorando a Gespaços que disponibilizou e fechou a piscina ao público em três dias que poderiam ser lucrativos, ignorando os atletas, ignorando um fim de semana que servia de preparação para o apuramento para o campeonato da Europa no Chipre, ignorando os treinadores que planearam com todo o empenho, dedicação amor pela modalidade, ignorando as consequências que poderá trazer a nível directivo e a nível de patrocinadores para todas as equipas nacionais, ignorando que a culpa foi da própria FPN que as equipas não compareceram no jogo dos penalties.
E acham que nada se pode fazer???
Isto é brincar com gente que dedica muito tempo da sua vida a este desporto.
Eu acho que o campeonato se realizava mesmo sem o aval da federação, as piscinas estão disponíveis, os treinadores apitavam os jogos, e acabava aqui o campeonato. Isto é inadmissível, a Gespaços não vai entrar em mais nenhum campeonato nacional de juvenis este ano. E no mínimo caíamos de pé, como gente honesta e com honra.”
RM
20/04/08
2ª FASE NACIONAL INFANTIS MASCULINOS 2007/2008
III Jornada
GESPAÇOS: Micael Freire, Luís Costa (1), José Quintino (3), Marco Pereira (1), David Maia, Pedro Dias, Luís Carneiro (6), Saul Barbosa, Hugo Ribeiro (6), Eduardo Fernandes (1), Diogo Sousa (6), Paulo Silva, Paulo Ribeiro (1).
Treinador: Rui Moreira
VITÓRIA SC: João Pedro Sema, André Melo, Manuel Silva, João Zanetti, Tiago Mendes, Pedro Cunha, Kevin Kinchenhasen (1), Alexandre Fernandes, Vítor Sanfins, João Dias, André Cunha, Filipe Silva.
Treinador: João Neves
Árbitros: Hélder Freitas / Eurico Silva
Parciais: 1º período 7-0; 2º período 8-0; 3º período 9-0; 4º período 1-1
A Gespaços mostrou toda a sua superioridade neste grupo de apuramento ao derrotar por esclarecedores 25-01 a equipa do VITORIA SC, sendo praticamente uma partida de sentido único.
Com uma entrada muito forte, os Gespacenses cedo mostraram que não iriam facilitar, como demonstram os parciais.
O VSC ainda tentou reagir, mas esbarraram sempre numa defesa consistente, a defender em bloco e com uma atitude muito determinada em vencer o jogo, a equipa Vitoriana nunca conseguiu ter a posse de bola para puder discutir a partida.
O técnico Rui Moreira teve ainda tempo de colocar em campo todos os atletas convocados, para que gradualmente possam ter a oportunidade de mostrar o seu valor.
De salientar os seis golos marcados por Luís Carneiro, Diogo Sousa e Hugo Ribeiro, mas sem nunca menosprezar o colectivo, pois sem este nunca nenhum atleta se consegue evidenciar.
Ficam aqui os parabéns para toda a equipa da Gespaços:
CPLAGOA 24 – 03 ARSENAL 72
III Jornada
Antes de mais dar os parabéns á equipa do Arsenal 72 pela coragem de vir disputar a 2ª fase do nacional com uma equipa menos experiente. Acredito que acima de tudo está a evolução dos atletas, e é com este tipo de torneios que eles podem aprender algo mais.
A vitória do CPLagoa não sofre a mínima contestação, aliás os números falam por si.
Parabéns também para os pais dos atletas do Arsenal 72 e CPLagoa pela presença e incentivo aos seus filhos para a prática do desporto.
2ª FASE NACIONAL INFANTIS MASCULINOS 2007/2008
GESPAÇOS 40 – 00 ARSENAL 72
GESPAÇOS: Micael Freire, Luís Costa (3), José Quintino (2), Marco Pereira (2), David Maia (1), Luís Carneiro (15), Saul Barbosa, Hugo Ribeiro (4), Eduardo Fernandes (4), Diogo Sousa (6), Paulo Silva (3), Paulo Ribeiro.
Treinador: Rui Moreira
ARSENAL 72: Bruno Gonçalves, André Jardim, David Alves, Bernardo Barbosa, Tiago Barbosa, João Campos, João Gouveia, Alexandre Campos, Luís Ramos, Tiago Cavaco.
Treinador:
Árbitros: Soraia Crespo / Eurico Silva
Parciais: 1º período 16-0; 2º período 7-0; 3º período 4-0; 4º período 13-0.
No Jogo inaugural desta 2ª fase do nacional de Infantis masculinos, a Gespaços venceu o Arsenal 72 por 40-0.
O resultado é esclarecedor da superioridade da equipa Gespacense. Antes do jogo se iniciar e observando o aquecimento da equipa lisboeta, o técnico pacense Rui Moreira avançou com a previsão de que a sua equipa iria dar quarenta, já que os atletas demonstravam graves insuficiências a nadar e no passe da bola. O jogo viria a confirmar plenamente as suas previsões.
Iniciando o jogo com os habituais titulares, a Gespaços construiu no primeiro período uma vantagem significativa de 16 golos. Os Arsenalistas praticamente não saíam da sua meia piscina e Micael Freire era mais um espectador. Os segundos e terceiros períodos, jogados pela “segunda” equipa, já foram menos desequilibrados e os visitantes já conseguiram fazer 3 ou 4 remates que Micael aparou com aparente facilidade.
Mesmo assim ainda foram marcados 11 golos. No último período, novamente com a equipa titular, os ataques tiveram outra expressão e os golos atingiram as quatro dezenas. Destaque para Luís Carneiro, que marcou 15 golos.
De lamentar não ser possível termos placard electrónico por estar avariado. Á atenção dos responsáveis…….
II Jornada
CPLAGOA: Ricardo Magalhães, Francisco Borralho, Nelson Vieira (1), Rodrigo Vieira, André Lavrador, André Basleiro, Bruno Costa, Martin Vercoop, Miguel Rodrigues (1), Carlos Bravo (2)
Treinador Bruno Freitas
GESPAÇOS: Micael Freire, Luís Costa (1), José Quintino (1), Marco Pereira (1), David Maia, Pedro Dias (1), Luís Carneiro (9), Saul Barbosa (1), Hugo Ribeiro (6), Eduardo Fernandes (3), Diogo Sousa (1), Paulo Silva (1), Paulo Ribeiro.
Treinador: Renato Luís
Árbitros: Bruno Sousa / Ana Saraiva
Parciais: 1º período 16-0; 2º período 7-0; 3º período 4-0; 4º período 13-0.
A Gespaços voltou a vencer folgadamente na segunda jornada do Torneio. O jogo só teve algum equilíbrio nos segundos e quarto períodos, quando jogou a “segunda” equipa, que, mesmo assim, saiu vencedora do confronto por 7-3 (4-1 e 3-2). Nos outros dois períodos, com a formação principal, o jogo foi altamente desequilibrado (18-1). Luís Carneiro foi mais uma vez o melhor marcador com 9 golos, mas o grande motor da equipa foi Diogo Sousa, que encheu a piscina com uma actuação deslumbrante a defender e a lançar para os seus colegas mais adiantados marcarem, pertencendo-lhe a maioria das assistências para golo.
I Jornada
Jogo equilibrado entre estas duas equipas.
Pela forma como as duas equipas entraram em campo deu para perceber que a equipa que cometesse menos erros venceria a partida. E foi exactamente isso mesmo que aconteceu. O CPLAGOA com apenas dez jogadores, sete de campo mais três suplentes, foi mostrando o que sabe jogar e o VSC foi dando mostras que estava ali para discutir a passagem á fase final do nacional.
O primeiro período foi mesmo de equilíbrio, 1-1,com as equipas a estudarem-se e a verem como desfazer a estratégia definida por cada um dos treinadores.
O 2º período foi extremamente equilibrado como mostra o resultado final, 5-4.
A partir do terceiro período o VSC soube aproveitar os tais erros do adversário, pois o CPLAGOA viu dois dos seus principais atletas serem excluídos já perto do final deste período, e um outro no início do quarto, por acumulação de faltas. A partir dai, o VSC acabou por construir uma vitória que digamos acaba por ser justa.
Boa arbitragem da dupla Soraia Crespo e Eurico Silva.
VSC 20 – 04 ARSENAL 72
II Jornada
O arsenal de Lisboa ao ser a equipa mais fraca deste grupo, é obviamente a equipa que mais sofre. Foi desta maneira que o VSC acabou por vencer esta partida. Uma vitória que não sofre a mínima contestação e que deixa o VSC em segundo lugar do torneio A, com 33 golos marcados e 9 sofridos, antes de defrontar a Gespaços na 3ª Jornada.
18/04/08
Treino com a selecção Francesa de pólo aquático
23 - Abril 2008 – 20,30 h – PISCINA SENHORA DA HORA
A Direcção da Associação de Natação do Norte de Portugal decidiu sob proposta do Director Técnico Regional, convocar as atletas abaixo indicadas para participarem e Integrarem o Centro de Treino da ANNP.
Da Gespaços foram convocadas as seguintes atletas:
Vânia Isabel Cruz, Adriana Sofia Andrade, Ana Lúcia Leal
Outras convocadas:
ADDEG – Ana Rita Pereira, Ana Sofia Martins
CFP – Carlota Vilaça, Maria João Tavares
CLAMAS – Sandra Marisa Cardoso, Isa Pereira Afonso
CNP – Ana Catarina Cristina
CPN – Barbara Raquel Martins
EVS – Ilsa Margarida Soares, Maria João Ferreira, Joana Rodrigues Ferreira
FOCA – Mónica Pereira
LSXXI – Maria João Loureiro, Magda Nunes Vieira, Daniela Sofia Mota, Daniela Maria Sousa, Tânia Salomé Magalhães, Anabela Lopes Silva
Nota: As Atletas deverão comparecer na piscina da Sr.ª da Hora pelas 20h30.
Treinadores: Tiago Santos e Alexandra Chatilon
16/04/08
12/04/08
11/04/08
Torneio B em Paços de ferreira
Os jogos em que estava envolvido o FOCA ficam adiados para datas a agendar oportunamente.
Assim sendo, estão agendados três jogos para os seguintes horários:
Sábado 12 de Abril
11:30 H – BUZIOS x CDUP/Liberty
18:00 H – CDUP/Liberty x CPL
Domingo 13 de Abril
09:30 H – BUZIOS x CPL
09/04/08
Dado o trágico “acidente” que vitimou o malogrado Técnico de Pólo Aquático Pedro Guilherme (Foca-CN Felgueiras), deliberou esta Direcção em nome da “ Família do Pólo Aquático, solidários com a dor dos Familiares e Amigos do saudoso Pedro Guilherme e em Homenagem Póstuma ao trabalho dedicado que sempre nos presenteou, suspender toda a actividade desportiva do Pólo Aquático Regional no período compreendido entre as 12H00 de hoje 9 de Abril (quarta-feira) e as 24H00 do dia 13 de Abril 2008 (Domingo).
Falecimento de Pedro Guilherme - Foca
A secção de pólo aquático
06/04/08
Gespaços x Vigorosa – 3 x 1
Piscina de campanhã, 2008-04-06
Gespaços: António Gonçalves, Rafaela Duarte, Sara Brito, Juliana Lopes, Mónica Dias, Vítor Cruz, Emanuel Moura, Vanessa freire, Miguel Meireles, Teresa Moura, Pedro Morais.
Treinador: Renato Luís
A Gespaços venceu sem grandes dificuldades a formação do Vigorosa por 3-1.
Mais uma demonstração inequívoca da evolução na formação de novos atletas para os escalões superiores.
Parabéns meninos e meninas pela vossa prestação.
Gespaços x CDUP – 12 x 7
Paços de Ferreira, 2008-04-06
2ª Jornada
Gespaços: Micael Freire, Vítor Matos (1), Rui Cunha, Hugo Ribeiro, André Martins (4), Diogo Sousa (2), Paulo Ribeiro (4) – jogaram ainda – Luís Costa, José Quintino, Marco Pereira (1), Pedro Dias, David Maia, Bruno Santos.
Treinador: Rui Moreira
CDUP: António Gouveia, Diogo silva, Gustavo rego, Bruno Lopes, Manuel Queiroz, Francisco Sousa, Flávio Pinheiro – jogaram ainda – Vasco Losada, Diogo Pereira, Pedro Rafael, Nuno Pereira, Gonçalo Leite, Gil Alhinho.
Treinador: Hélder Freitas.
Árbitros: Filipe Preto / Eurico Silva
Parciais:
1º Período: 2-3
2º Período: 2-2
3º Período: 4-1
4º Período: 4-1
Jogo entretido este disputado nas piscinas municipais de Paços de Ferreira.
O CDUP entrou bem na partida e com isso adiantou-se no marcador, mas logo de seguida a Gespaços respondeu com o empate.
A partir daqui assistimos a um jogo de parada e resposta até final do 2º período, que acabaria por ser favorável ao CDUP pela margem mínima, fixando o resultado num justíssimo 4-5.
Este resultado aceita-se pela forma como as duas equipas se entregaram ao jogo.
A partir do terceiro período a Gespaços com a sua qualidade de jogo colectivo, aliado a uma excelente preparação física, viria a ganhar por claros 4-1, dando continuidade á exibição no quarto e último período, acabando por vencer por iguais números.
A Gespaços conseguiu assim uma vitória importantíssima, para gáudio do muito público presente nas bancadas.
Resultados dos resantes jogos da jornada:
Gondomar x CPN - 15 x 15
Povoense x Penafiel - 14 x 13
SCSalgueiros x Lousada - 10x 14
Fluvial x Foca - Adiado