13/05/08

ÉPOCA DESPORTIVA 2008/2009

Esta época desportiva ainda não acabou, mas contudo temos de começar a pensar na próxima.
Espero com sinceridade que em todas as provas que estamos ainda inseridos, consigamos alcançar os nossos objectivos.
A pensar na época 2008/2009, e por forma a dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido, lanço o repto a dirigentes, técnicos, atletas e pais, para que aqui deixem as suas opinões e sugestões do que poderá ser feito, e de que forma podemos melhorar as nossas prestações desportivas.

No vosso entender o que se pode melhorar:

- Nos diversos escalões?
- Para a evolução dos atletas?
- Participação dos pais?
- Condições de treino?

Qual a vossa opinião sobre a criação de uma segunda equipa de infantis masculinos?



Gespaços waterpolo......... A crescer convosco!!!!!!!!

43 comentários:

Anónimo disse...

Para a Administração: estar presentes nas reuniões da ANNP e não ser apenas um voto em vão, mas sim lutar para a evolução da modalidade.
Acompanhar de mais perto a Secção.
Se a Gespaços tem obtido tão bons resultados, foi conseguido com a colaboração de toda uma equipa: Ex administrador Dr. Neto, técnicos, atletas e pais.
Para os delegados: pressionar o coordenador para termos o espaço de piscina que a natação pura sempre teve. Em dias e duração.

Anónimo disse...

Em relação a equipa feminina, houve poucos jogos, podia ter havido mais jogos treino.
Viu-se neste ultima jogo com as miúdas, foi mesmo falta de experiência.
Para o Sr. Moreira, um excelente profissional, organize com as outras equipas femininas mais jogos para as miúdas poderem evoluir.
A ter em atenção que existe uma lacuna no recrutamento, tanto das miúdas como nos cadetes.
Neste altura que a época está praticamente acabada, porque não organizar um torneio misto.

Anónimo disse...

Acho que a prioridade deveria ser o escalão dos mais novos.
No ano passado tínhamos 66 atletas, este ano temos 45.
A que pensar seriamente no mini pólo.

Anónimo disse...

Primeiro, quero dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido por toda a equipa: técnicos, atletas e delegados.
Em conjunto, com a Direcção, técnicos, coordenador e delegados, seria necessário fazer um balanço desta época e programar a próxima.
Também é fundamental, após analisar o que deve ser melhorado, a Direcção ter voz activa nas reuniões da ANNP. Sem isso, não haver evolução.
E preciso organizar as ideias, principalmente, com tudo o que aconteceu nesta época.
Tivemos um calendário devidamente aprovado, depois em virtude do planeamento da Federação, por não coincidir com as datas da ANNP, foi alterado o primeiro calendário.
Todos os jogos, do regional, tinham de ser realizados até início de Março, para poder se realizar o Nacional.
Conclusão, ainda temos 3 jogos do Regional, a fase final do Nacional foi adiada pela Federação.
Tivemos sobrecarga de jogos, e agora estamos sem jogar há 3 semanas.
Só tínhamos conhecimentos dos jogos, 1 ou 2 dias antes da sua realização. !!!
Houve alterações, desmarcações, anulações…. Houve um pouco de tudo.
Afinal quem manda, quem tem autoridade, quem tem poder de decisão, onde está a sintonia entre ANNP e Federação. Que poder tem os Clubes?
Esta modalidade não tem evoluído, nem terá muito futuro, se os responsáveis não se dedicarem seriamente ao assunto.
Entendo que a solução passaria pela criação duma Associação de Pólo Aquático.
Verificamos da prática que as duas modalidades não são tratadas da mesma forma., vejamos só pela calendarização e organização.
AC – Gespaços

Anónimo disse...

Criar uma segunda equipa de infantis seria uma grande oportunidade para os atletas que não são titulares.
Seria importante para a evolução deles.
A motivação era outra, uma vez que estariam sempre a participar em todos os jogos.
No tocante a logística, não sei se seria viável uma vez que teriam de contar com a colaboração da maioria dos pais.
O apoio dos pais é importante e fundamental.
Qualquer atleta gosta de se sentir apoiado, quer seja por familiares, quer por amigos.
Tivemos a prova neste ultimo jogo realizado contra o Lousada.
O apoio foi fantástico, parecia mais uma vitória para a Gespaços do que uma derrota.
È assim que deve ser, tanto na vitoria como na derrota:
APOIAR OS NOSSOS ATLETAS

Anónimo disse...

Fico triste ao lêr logo o 1º comentário, quando o autor diz que a natação é previliagiada pelo coordenador. Isso não é verdade, e se há desorganização no Polo, a culpa não é do coordenador nem da natação, mas sim da ANNP e da secção de Pólo Aquaático criada no inicio desta época. Em vez de criticarem e estarem sempre a criticar a secção da natação deviam unir-se mais e trabalhar como eles têm feito e os resultados deles estão á vista têm mais atletas que o polo, têm mais trabalho que a secção do polo, mas estão unidos e a secção deles pelo que tenho visto está a funcionar a 100%, quer na logistica, quer nas deslocações, patrocinios. Se não são capazes de organizar, orientar e trabalhar com 45 atletas o que seria se tivessemos 100...
Critiquem menos e trabalhem mais em prol dos atletas do POLO.
Um pai que não entrou para a secção
devido á presença de um pai, que acha que manda em tudo em todos.

Anónimo disse...

Nao se trata de uma critica a natacao mas sim um facto. o polo aquatico nao pode evoluir enquanto os responsaveis nao se dedicarem seriamente a modalidade. a culpa e sim da ANNP e Federacao, mas tambem comeca pelo coordenador e treinadores. para quem acompanha os treinos sabe que a utlizacao do espaco das piscinas nao e o mesmo para as duas modalidades.
ontem, 4" feira, a natacao so tem a piscina disponivel as 19h20, mas tiveram a treinar na pequena desde das 17h.
onde esta a igualdade de oportunidade para a evolucao dos atletas.

Anónimo disse...

exemplo daquilo que se passa no polo aquatico.
em calendario tinhamos um jogo marcado para dia 24 maio.
quarta feira dia 21, decidiram marcar o jogo para dia 22, nao se sabe bem porque ate, a outra equipa tera aceite e depois tera voltado atras na sua decisao. Conclusao, nao se sabe para quando ficou marcado o jogo.
Podemos trabalhar e organizar nesta confusao, digam me, havera alguem com solucao para isto.
Como podem trabalhar com tudo isto!
sera culpa da seccao, do treinador, da administracao, afinal de quem e a culpa

Anónimo disse...

enquanto houver seccionistas a trabalhar so quando os filhos jogam, nada podera funcionar.
ate parece que alguns escaloes nao fazem parte da modalidade.
Quando se e seccionista e para trabalhar em prol da modalidade nao so para equipa dos filhos!!!!
a seccao da natacao nao trabalha melhor nem pior, trabalham a maneira deles!
nao queiram comparar uma prova de nata;ao, na qual todos participam,e um jogo de polo aquatico, que nos jogos mais dificeis so joga a equipa titular. os outros ficam no banco ou ate, infelizmente nas bancadas!!!!!

Anónimo disse...

Boas,

Só gostaria de dizer que não faz sentido haver "problemas", "bocas" e mau estar entre a secção de natação e pólo aquático no mesmo clube, onde o objectivo principal é representar a cidade de Paços de Ferreira de forma digna e honesta.

Gespaços Waterpolo disse...

Em resposta ao comentário de 22 de Maio de 2008 1:52
Boa noite,
O comentário não me parece ser feito por algum pai de atleta que pertença ao pólo aquático.
Alguém esta a tentar levantar polémicas onde elas não existem.
As relações entre as secções são cordiais. Cada uma trabalha em prol dos seus atletas.
Cada uma trabalha com aquilo que tem, devo dizer que ficamos orgulhosos com os bons resultados que a natação tem conseguido. Acredito que ao contrário acontece o mesmo.
Existem falhas, em todas as modalidades, o pólo aquático não foge a regra, fazemos todos os possíveis para que isso não aconteça.
Este tipo de comentários são única e simplesmente para tentar destabilizar, acredito piamente que não o vão conseguir fazer.
Se realmente não entrou na secção por achar que há alguém que manda mais do que devia mandar, devia identificar-se. Dizer as coisas debaixo de anonimato e fácil, trabalhar e que e difícil!!!!!

Gespaços Waterpolo disse...

Em resposta ao comentário de 22 de Maio de 2008 1:52
Boa noite,
O comentário não me parece ser feito por algum pai de atleta que pertença ao pólo aquático.
Alguém esta a tentar levantar polémicas onde elas não existem.
As relações entre as secções são cordiais. Cada uma trabalha em prol dos seus atletas.
Cada uma trabalha com aquilo que tem, devo dizer que ficamos orgulhosos com os bons resultados que a natação tem conseguido. Acredito que ao contrário acontece o mesmo.
Existem falhas, em todas as modalidades, o pólo aquático não foge a regra, fazemos todos os possíveis para que isso não aconteça.
Este tipo de comentários são única e simplesmente para tentar destabilizar, acredito piamente que não o vão conseguir fazer.
Se realmente não entrou na secção por achar que há alguém que manda mais do que devia mandar, devia identificar-se. Dizer as coisas debaixo de anonimato e fácil, trabalhar e que e difícil!!!!!

Anónimo disse...

A pais que estao na secçao de polo que nem sequer foram convidados para tal,estao porque impuseram a sua presença,alias no principio foram os primeiros a dizer em alto e bom som que nao queriam nada com aquilo.
e agora têm a mania que mandam !
Quem nao manda em casa...

Anónimo disse...

No inicio da epoca, TODOS os pais foram convidados para uma reuniao a fim de ser criada a seccao de polo aquatico.So meia duzia se mostraram disponiveis para tal, mais todos os que estiveram presentes nessa tal reuniao, ofereceram se para ajudar quando fosse necessario em termos de transportes. Agora nao sei a que titulo vem estas conversas, acho que deveria deixar de falar por tras das costas e ajudar os delegados. Porque utiliza este blog para mandar as bocas, porque nao enfrenta directamente os seccionistas. Eles nao sao directores, mas sim DELEGADOS.
Se e um pai , como disse, deveria integrar a equipa de trabalho, todos sao poucos. se tem acompanhado a seccao, tambem sabe que nem sempre e facil trabalhar com a desorganizacao que vai na ANNP e Federacao. Se acompanha os jogos, tambem sabe que sao sempre os mesmos que estao disponiveis para transportar os atletas. Talvez ate seu filho/a.
Nao se esconda atras do anonimato, se acha que alguma coisa esta mal, porque nao fala pessoalmente com os delegados, afinal estamos todos a trabalhar em prol dos nossos filhos.
Se tem ideias novas ou ate melhores, faca parte da equipa !!!

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
Nao se trata de uma critica a natacao mas sim um facto. o polo aquatico nao pode evoluir enquanto os responsaveis nao se dedicarem seriamente a modalidade. a culpa e sim da ANNP e Federacao, mas tambem comeca pelo coordenador e treinadores. para quem acompanha os treinos sabe que a utlizacao do espaco das piscinas nao e o mesmo para as duas modalidades.
ontem, 4" feira, a natacao so tem a piscina disponivel as 19h20, mas tiveram a treinar na pequena desde das 17h.
onde esta a igualdade de oportunidade para a evolucao dos atletas.

22 de Maio de 2008 18:27"

ou funciona num fuso horário diferente ou não sabe as horas... eles só entram para a piscina pequena às 18h00... e se a igualdade que fala para os nossos atletas passa por treinar na piscina pequena penso que tem a visão um bocado quadrada da situação... vá perguntar ao moreira se ele acha bem treinar numa piscina com pé? e já agora não sei para que pedimos mais espaço se ás vezes temos 6 jogadores a treinar com a piscina toda para nós... Acho que estamos a caír no ridiculo com toda esta discussão... e ainda esta semana quando fui apanhar o meu filho se comentava para os lados da natação que se queríamos mais espaço e horários para treino tinha-mos sempre a piscina ás 6 da manhã como eles têm... os senhores não sei mas eu trazia o meu filho ás 6 da manhã e não estou a ver 99,9% dos pais a fazê-lo... por isso antes de falar-mos acho que devia-mos pensar um bocadinho para não sermos motivo de risota... vamos é pensar em coisas realistas e importantes como arranjar uma carrinha como os da natação fizeram e procurar que exista maior participação de todos no trabalho da secção!

Anónimo disse...

o anónimo das 18.33 que de a cara.
deve ser o tipo de pais que so mandam bocas e nao fazem nada. nao dao valor ao trabalho desempenhado pela secçao. alguns devem estar com azia porque nos damos muito bem com a secçao de nataçao. gostava de ver mais empenho dos pais de alguns atletas, pois descarregam os filhos nas piscinas e a secçao e que tem de zelar pelo seu bem estar..e nuncam perguntam se e preciso ajuda.precisamos da ajuda dos restantes pais, pois o grupo de trabaho e pequeno. onde todos ajudam nada custa.

Anónimo disse...

Risota !!!!! e um pai ou uma mae se esconder atras de um blog para criticar quem trabalha, por isso,
com tanta critica e tanta vontade de trabalhar, arranje equipa para trabalhar e faca igual ou melhor que aqueles que la estao. Fica aqui o desafio.

Anónimo disse...

A evolução dos atletas passa por uma carrinha?
Oh amigo, não deve acompanhar de todo os treinos e muito menos os jogos.
Quando falo de horários, falo por exemplo ter os treinos ate as 20H, quando os atletas têm aulas até as 18h30, que proveito tem do treino.
Sair da escola e chegar ate a piscina, são 19H.
Alguns, por vinte minutos não vêem treinar.
Também não concordo com algumas atitudes tomadas pelos delegados, mas o resultado esta a vista de todos.
Todos os atletas têm equipamento.
Nunca ninguém perdeu um jogo por falta de transporte.
Portanto amigo, quem e o senhor para criticar, se foi convidado no início da época e não quis fazer parte da equipa.
Se a equipa não lhe agradou, porque não formou a sua própria equipa de trabalho?

Anónimo disse...

bem não imaginava que o meu comentário iria provocar tanta celeuma e tanta azia... para a qual recomendo vivamente um anti-ácido... o comentário de 24 de Maio de 2008 19:08 pede que "de a cara" e eu pergunto: será que as minhas observações tão de direito como as suas passarão ser tidas em maior consideração só por eu dizer quem sou? a sua ingenuidade assusta-me!!!! acha mesmo que exporia a meu filho revelando quem sou? e acredite que é mesmo por isso porque não devo nada a si com certeza nem a ninguém! e já agora, dou a cara da mesma forma que o senhor dá a cara no seu comentário, ou será que anónimo é mesmo o seu nome? quanto a se faço alguma coisa ou se mando só bocas o senhor não sabe nem saberá por isso cale-se e não fale do que não sabe, mas se fica mais tranquilo, tenho plena confiança e admiração pelas pessoas que estão na secção e que sempre ajudei e ajudarei no que me for possível e solicitado. quanto a descarregar o meu filho na piscina não me serve a carapuça o meu filho não é nenhum fardo de palha! mas tem toda a razão quando diz que o grupo de trabaho e pequeno e onde todos ajudam nada custa, e tal como disse em cima estou sempre disponível para ajudar...

para o senhor ou senhora do comentário de 24 de Maio de 2008 das 19:17

primeiro ou não leu o meu comentário com atenção ou então tem algum problema de interpretação do português para o qual não o posso ajudar, mas existem uns centros de explicações muito bons cá em paços, pode sempre se inscrever num desses centros e ter umas aulas de interpretação de português, eu nunca no meu comentário ousei criticar as pessoas que trabalham na secção, que como já disse admiro o trabalho e dedicação! por isso não vou responder ao seu desafio! e risota sim, porque não podemos pedir mais espaço se o que nos dão não é bem ocupado, esta é a minha opinião que talvez seja diferente da sua mas ambas são respeitáveis!

para o anónimo de 24 de Maio de 2008 19:36

tem toda a razão a evolução dos atletas não passa por ter uma carrinha mas se calhar passa por criar condições para essa evolução, e aí podemos meter carrinhas e toda a logistica que envolve uma equipa desportiva, mas se acha isso pouco importante ou dispensável é a sua opinião!
quanto a não acompanhar os treinos e os jogos tem razão não faço questão de estar na bancada ou no ber em confratrenização no bar das piscinas, se calhar é a minha forma de ser que o senhor tem que respeitar tal como eu respeito a sua, mas o acompanhamento que faço, já percebi que temos de dar a piscina á natação ás 7 horas ou 7 e meia, mas já reparei que temos sempre uma pista para treinar, por isso não é certamente 20 minutos, percebo pouco de polo aquático mas é melhor uma pista que nada, nbão sei até que horas teremos essa pista mas sempre daria para treinar alguma coisa... e já agora ao sábado de mnhã também há aulas?
e vou concluir dizendo que não estou a criticar a secção a quem reconheço muita dedicação...

Anónimo disse...

Estou bastante entretida ao ler todos estes comentários.
Alguns fugiram ao cerne da questão. SUGESTOES para a evolução da modalidade.
Por isso vou dar as minhas.
Entendo, com o balanço que faço desta época, que a secção precisa de mais elementos.
Mas, elementos que se dediquem e trabalhem em prol da modalidade em todos os seus escalões.
Quanto aos pais, deveriam participar mais na vida desportiva dos seus filhos, pois seu apoio e fulcral.
Talvez a criação de uma segunda equipa de infantis, venham a motivar alguns atletas que nem sempre jogam como titulares. Mas o desporto em equipa e mesmo assim.
Quanto ao comentário que fala do espaço das piscinas para as duas modalidades, concordo em parte e devo reconhecer que, se o espaço nos fosse facultado até as 20h, talvez houvesse uma maior aderência por parte dos atletas. Talvez….
Verifico que nos três anos em que acompanhado a modalidade, tenho constatado, infelizmente, que cada ano que passe existe menos atletas inscritos.
Acho que a prioridade passa pelo recrutamento de novos atletas para a continuidade do trabalho ate aqui desenvolvido.
Anabela / Gespacos

Anónimo disse...

a questão do espaço levantada nos coments de cima é muito importante para se aumentar o tempo e o número de treinos mas porque é que não se segue a sugestão que alguém fez de se fazer como a natação e treinar ás 6 da manhã?

Anónimo disse...

Como se consegue num desporto de equipa como o polo, juntar miudos que saem de casa para ir para as aulas as 6,30 h da manha ???????
A natacao consegue fazer isso porque e um desporto individual e pode treinar sozinho se quiser.

Anónimo disse...

Mas porquê insistir nos treinos das 6 da manha, se podemos ter a piscina ao fim do dia.
Essa organização e responsabilidade passará pelo coordenador, afinal nao é essa a funçao dele ?

Anónimo disse...

Os nossos cadetes venceram em Lousada. Jogaram apenas dez atletas, nao deviam os responsaveis começarem a pensar seriamente no que se passa??? o porque de termos unicamente dez atletas em cadetes????????? o fluvial estava representado por 16 !!! nada menos que 16 !!!
Axo que nos devemos preocupar seriamente com este problema, em vez de estarmos aqui a discutir se devemos ou não treinar as 6 da manhã. Era bom que os treinadores e respnsaveis pelo polo começassem a debruçarem-se sobre este assunto, pois não tarda nada, não há atletas e os seus empregos começam a ficar em risco, sem atletas não é preciso treinadores !!!!!

Anónimo disse...

ainda me vão dizer quando é que temos a piscina ao fim do dia, primeiro queixamos nosque temos pouco espaço e agora já temos...

e já agora..

"Como se consegue num desporto de equipa como o polo, juntar miudos que saem de casa para ir para as aulas as 6,30 h da manha ???????" da mesma forma que se junta uma equipa de polo para treinar ás 6 da tarde... e isto é normal noutras modalidades colectivas e mesmo no polo em espanha da idade dos nossos atletas já treinam de manhã e á tarde, nós é que gostamos sempre de arranjar desculpas!
e isto dos cadetes na minha opinião é porque não têm nenhumas condições de treino porque é tudo para as vedetas e para eles os restos!

Anónimo disse...

treinadores haverá sempre.
Infelizmente,ontem, assistimos uma cena de pancadaria dentre do agua. Se o treinador estivesse presente, como é pago para isso, os animos não teriam chegado aquele ponto!!!!!!
Ele teria controlado a situação.
Sabemos que ele tinha um jogo importantissimo, mas o da GESPAÇOS foi as 17H.
Pelo vistos foi mas importante festejar com o Salgueiros, do que estar junto da GESPAÇOS.
Ele sabe, melhor do que ninguem, que alguns atletas têm os nervos a flor da pele.
Neste altura do campeonato, vamos outra vez deitar tudo a perder por causa desses elementos ?
Outra vez ?
São sempre os mesmos!!!!
Se esses atletas, não conseguem fazer um jogo sem mandar bocas e colocar a equipa em problemas, deveriam mudar de modalidade, uma que fosse de competição individual.
Esses atletas estão a colocar a equipa em maus lençois, o que a transformará numa posição sem qualquer futuro.
Afinal onde está a responsabilidade do treinador perante a equipa da Gespaços ?
O Salgueiros vai estar sempre na frente ?
Assim vamos continuar
A MORRER Á PORTA DO TITULO

Anónimo disse...

É bom de referir que os nossos atletas só se defenderam das agressões que foram alvo !!!!!!!!

Anónimo disse...

de facto foi um bocado vergonhoso o que se passou ontem... e este abandono da equipa em muitos momentos vesse na desorganização da equipa... por muito que não se quiera comparar, este tipo cenas é impensável na natação, quem vê um treino deles e os comportamentos dos atletas com os treinadores e vê os dos nossos atletas nota a difrença... ou se está a 100% na equipa ou não se está!

Anónimo disse...

esta merda de andar a comparar o polo com a natação ja cheira mal.
Tas com a memoria curta, ou não te lembras, que um atleta da natação, em plena competição deu um soco numa colega. que alguns atletas tambem desistiram da modalidade por desentendimento com os treinadores......
vamos la deixar os gajos da natação no cantinho deles.

Anónimo disse...

para o anonimo das 11.38
Ou não fazes nada durante o dia ou então tens uma ocupação tipo função publica.
Ha quem trabalhe /estude, se levante as 6h para trabalhar e regressa a casa as 19h30.
Em Espanha, existe condições para os atletas.
Quando o Barceloneta esteve cá, disse que treinavam 3 horas por dia, Mas esse plano estava incluido no ano lectivo, na vida escolar, amigo.
Aqui os nossos atletas, além de não ter futuro nenhum nesta modalidade, prejudicam-se na vida escolar. E se ficasse definido os treinos para as 6H, não estou a ver o treinador aparecer a essa hora.
Basta de sacrificio para os atletas.

Anónimo disse...

Com tantos comentários chegaram a alguma conclusão ?
tenho uma sugestão:
reunião geral, para as pessoas dar a cara, falar abertamente e frontalmente com o objectivo de ultrapassar os problemas verificados na modalidade.

Anónimo disse...

Fui das pessoas que queria (um Gespaços só) mas por varias razoes nao foi possivel, vamos deixar de nos criticar uns aos outros e vamos trabalhar mais e melhor. A todos os Pais que queiram ajudar agradeço, aos treinadores e coordenador mais atençao e colaboraçao para evitar mal entendidos e outros problemas... Mister mais DISCIPLINA!!

Unknown disse...

Levantaram-se neste debate algumas questóes extremamente importantes. Antes de as abordar, queria, no entanto, congratular-me com o facto de se estar a discutir a próxima época da Gespaços, coisa que não se faz...na FPN(infelizmente), o que é sinal inequívoco de que existe interesse e preocupação com a vida do Clube. Como já se disse aqui, e muito bem, a próxima época da Gespaços não se pode dissociar da planificação da época, a cargo da ANNP e da FPN. Esta é uma grande verdade e a primeira grande questão. Estamos a chegar ao final da época e seria desejável e curial que já houvesse sinais da ANNP e da FPN quanto à proxima. Não há. E, pelos usos e costumes das casas, não haverá tão cedo. Iremos ter na ANNP uma reuniao em finais de Julho, antes de se vestirem os calções para a praia, para se concluir que nada se sabe , porque a FPN ainda nada disse; e mais tarde lá para finais de Setembro, já com o bronzeado au point, teremos a discussao de mais um inovador regulamento de provas, pior que todos os existentes. (Este o grande mérito da FPN: consegue imaginar todos os anos soluções piores...)
O que se impunha fazer?
O que se fez no ano passado: exigir, desde já à ANNP e à FPN que definam os calendários para a próxima época.
( No ano passado, a coisa até começou bem, com os clubes a deliberar que os regionais se faziam ate ABril e só depois haveria nacionais, mas , depois os compromissos da ANNP com a FPN deram no presente descalabro).
Convem nao esquecer que os clubes condicionaram a sua participação nos nacionais à elaboração pela ANNP e pela FPN de calendarios para as proximas épocas. A ANNP teve uma reunião com esse fim com a FPN em Janeiro e depois nao houve mais nada. Isto quer dizer que voltou tudo à estaca zero. Entretanto convem lembrar que o SR Anibal Pires esta muito interessado na reeleiçao do Sr FrisChneck e por isso nao vai levantar ondas, o polo e os clubes de polo que se lixem).
Por isto torna-se necessário que os clubes se mexam, porque a ANNP por si nao vai levantar uma onda. É necessário que alguém assuma a liderança do processo e exija ja os calendarios de modo a haver uma planificação atempada da época.
E porque nao é a Gespaços a assumir esta liderança, como fez no passado?
Entramos agora noutra questao importante: a liderança desportiva da Gespaços.
Creio não haver no Clube uma clara definição da liderança desportiva. Esta indefinição está a condicionar a sua intervenção nas instâncias associativas e federativas, junto dos outros clubes, na defesa dos interesse do Clube e do polo em geral.( Esta indefinição é também responsável pela não resolução de alguns problemas internos que estão a afectar, ou poderão vir a afectar, o desenvolvimento da modalidade dentro do Clube).
Quem representa desportivamente o Clube? A Administração da empresa? A sua direcção executiva? A secção de polo? A coordação da piscina? O treinador principal? Os treinadores?
Parece meridianamente claro que esta indefinição terá de ser ultrapassada, para que a Gespaços se assuma nos locais competentes, e tenha voz e uma intervenção forte na defesa dos interesse dos seus atletas.
Não se pode continuar a falar a várias vozes. Hoje, o seccionista a dizer umas coisas, amanha o treinador a fazer uns contactos, depois de amanha, o coordenador a ver como será.
Outra questão: a dos espaços.
Esta questão tem de ser solucionada, se porventura existe, o que não me parece.. Foi definido por acordo NPD/PA, no princípio da época, o plano de ocupação da piscina. Não é bonito, depois dos acordos, vir-se com lamentações...e numa altura em que entrou em funcionamento mais um plano de água.
Uma questão pouco abordada, mas que me parece importantíssima, é a escassez de prática competitiva dos escalões de cadetes e infantil feminino.
Os jogos programados oficialmente para estes escalões são escassos e a Gespaços sempre se bateu para que o número de jogos fosse substancialmente aumentado.
Para colmatar essa escassez, em anos anteriores, nomeadamente em 2006/2007, a Gespaços organizou dezenas de torneios para o escalão cadetes. Não tenho conhecimento que esta época se tivesse organizado algum.
Porquê?
Mais grave é o problema da formação. Existe um Grupo de Formação que tem por função formar para a NPD e para o PA, e no qual estão inseridos dois professores , um NPD e outro PA. No último ano quantos alunos entraram no PA? Quantos vão entrar este ano?
Será verdade, o que se diz, por aí : que no GF a NPD é obrigatória enquanto o PA é facultivo? Se assim é , quem alterou as regras?
Estarão os responsáveis do PA conscientes das nefastas consequencias que isto, a ser verdade, no que não acredito, trará para o crescimento do PA dentro do Clube?
É com alguma tristeza que olho para a equipa de cadetes e verifico que a maioria dos elementos masculinos já são uns veteranões no escalão, sinal que a renovação tem sido escassa.
Será a tendência para continuar?
É urgente uma injecçao de novos elementos neste escalão, sob pena de o "abastecimento" no PA secar, e a Gespaços iniciar a curva descendente da decrepitude.
Há mais a dizer, mas por hoje fico por aqui.
Alvaro Neto

Anónimo disse...

Pergunta para o Nelo Matos.
O que quer dizer com " um Gespaços só" ?

Anónimo disse...

Para um Gespaços Só, era preciso nomear um Presidente e respectiva Direcção, e não acredito, que as duas modalidades queiram fazer parte do mesmo grupo de trabalho.
Vejamos só, na ANNP e FPN. as duas modalidades não são tratadas da mesma forma.
A Gespaços precisa de uma pessoa como o Alvaro Neto, espirito de Lider, com vontade e determinação.
Portanto, vamos nos unir e trabalhar. Vamos esperar para saber quais as pretenções da Administração, e a partir daí, reflectir seriamente sobre o futuro da modalidade na Gespaços.

Anónimo disse...

o doutor neto mexeu num ponto importante que é o total abandono que os escalões mais baixos têm tido! outra questão é a da disciplina o "mister mais disciplina" tem mesmo que ser, coisa como aconteceu com o gondomar não podem repetir-se... já se falou aqui da comparação entre polo e natação e sem querer voltar ao assunto mas uma coisa pareceme importante dizer o caso que foi dito do atleta de bateu no colega numa competição segundo sei foi expulso da equipa, e por sinal agora até é nosso jogador... mas onde quero chegar é que tem que haver sanções para casos de indisciplina, quer fora, quer no jogo, onde se prejudica toda a equipa! MISTER MAIS DISCIPLINA

Anónimo disse...

A disciplina tem sido do genero,
o atleta chega atraso ao treino, tem direito a castigo.
Mas o treinador tem se esquecido que muitas das vezes os atletas, estao dentro de agua, fazendo o que bem lhes apetece, e ele esta em frente a merda do computador, ou entao esta com companhia.!!!!!!!
Disciplina !!!
CONCORDO CONTIGO, mas ela tera de vir de cima para ser um exemplo para os atletas.

Anónimo disse...

Em resposta ao Sr. Dr. Alvaro Neto.
Se nesta época não houve torneios para cadetes, foi por que a secção do Polo não os realizou. É para este tipo de situações que deveriam trabalhar, ter mais ideias, arranjar mais maneiras de incentivar e motivar os atletas.
Em relação á formação, não é verdade que só pratica Pólo quem quer, como não é verdade, que só são convocados para provas de natação pura, é que jogos de polo para a formação, tb ainda não vi nenhum. Melhor ainda fazem as manhãs aquáticas na piscina, que são organizadas pelo Gabinete de desporto (seu gabinete), e as secções tanto de natação como polo, não são perdidas nem achadas no assunto.
E depois o resultado é este manhã aquatica, atletas de natação 5, atletas de polo 6, assim não dá.
Deviam aproveitar as manhãs aquaticas, as férias da escola para captarem novos atletas. O Sr. enquanto esteve a Presidente do Clube não o vi fazer algo melhor, nem inovador, pelo contrário apenas fomentou as rivalidades entre natação e polo e a saída de atletas para outros clubes. Os atletas e pais do Polo, eram os seus queridos e protegidos. Resultado o Sr. foi mandar para outras aguas, ficaram desamparados, e não sabem o que fazer, querem o seu regresso. Como se isso fosse possível, depois do tratamento que deu a alguns atletas, não os soube estimar nem criar condições para ficarem no clube. Deixou saír atletas internacionais, que cresceram no clube, notou-se logo a quebra no polo. Aos seccionistas, que trabalham e muito bem deviam ser mais unidos, e arranjar ideias novas, para cativação de novos jogadores, em vez de atirarem as culpas para A B ou C. Se o treinador não serve há que arranjar um melhor, se não chega, á que exigir outro para o ajudar quando não pode estar presente. E já agora segundo se diz a administração já lançou a ideia para que se arranje um presidente e direcção para o Clube. Por isso á que unir os pais e formar essa direcção. Direccão esta que deve ser contituida pelos pais do Polo e da Natação e não por pessoas externas ao Clube como o Dr. Alvaro.

Assinado
Anti-Alvaro

Anónimo disse...

Quebra no Polo ?
deve mesmo andar destraído com a natação porque estamos nas finais do Nacional tanto em rapazes como raparigas.
As nossas atletas internacionais, sairam porque não havia elementos suficientes para criarem uma equipa completa.
Quantos atletas tem a natação a treinar diariamente, com idade superior a 18 anos ?
2, 3, nenhum ?
Não andem a atirar axas para a fogueira.....
Com tanta desorganização que vai na ANNP e FPN, pergunto, quem consegue trabalhar com estas condições.
Nalguns casos, as saidas do polo foram organizadas em vespera de jogos, mas nunca ninguém ficou sem transporte. Isso deve-se ao facto do polo ter uma boa secção.
O que é preciso, urgentemente, não depende da secção de polo aquatico mas sim da ANNP E FPN, porque com o resto podemos nós.!!!!!!!
Em relação a Administração, o senhor ou senhora conhece o novo director, já foi apresentado, alguem atleta sabe dizer quem é o Director da GESPAÇOS ?
Portanto, quando uma Direcção não se interessa com as secções.........
Tenho de concordar com o seu comentário na parte da formação, alguém tem falhado, mas é alguem que está a ser remunerado pela GESPAÇOS, ne não conseguiu os objectivos, só tem uma saída.....!!

Anónimo disse...

Caros pacenses,

Sou pai de um atleta do pólo, e tenho seguido com cuidado os passos deste novo leque de treinadores.
Temos que ter o cuidado de perceber, que estes, tem sido uma lufada de ar fresco no Polo, principalmente pela Disciplina, rigor, exigência.
No que se refere ao treinador dos cadetes, uma coisa eu sei, o miúdos são mais disciplinados, respeitadores e objectivos. Uma da coisas que vi e gosto, e não vi isso noutros anos, é a rotatividade dos lugares, o respeito pela equipa, pelos adversários, o que me parece uma boa ideia.
Ao nível dos resultados neste escalão, ganharam todos os jogos, como tal a avaliação só poderá ser positiva.
No que se refere ao treinador do feminino, embora não o conheça acredito que se estes venceram quase os jogos todos é porque o resultado só poderá ser positivo.
Convem lembrar que é uma pessoa, com muito conhecimento da modalidade e as miudas parecem gostar dele.
A formação, é realmente um tendão de aquiles, mas não faz sentido estarmos a acusar o treinador A e B, se é um problema não desta época mas de algumas épocas, ou seja, não conseguimos puxar ninguêm para a modalidade.
O certo, é que actualmente pelo menos, existe um treinador para este escalão, já é bom termos alguem do Polo aquático a dar formação de polo, coisa que em outros anos eram pessoas ligadas à natação.
É necessário manter o grupo unido, e acima de tudo tentar "profissionalizar" mais a secção, pois ainda vive de muito amadorismo.
Para terminar, e uma vez que, existe pessoas descontentes, há que marcar uma reunião e juntar todos os interessados Directores, Pais, Atletas, Treinadores, etc.

Anónimo disse...

Excelentíssimo Senhor Anti – Álvaro,
Lisonjeia-me que uma pessoa da Natação Pura Desportiva (NPD) se mostre tão interessada pelo futuro do Pólo Aquático (PA), e, para tanto, se afirme anti - Álvaro.
É um sinal inequívoco de que, na Gespaços, existem pessoas, com espírito abrangente e perfil adequado, para se afirmarem como meus sucessores na presidência do clube, com um projecto de ideias claras, inovadoras e de progresso, que, como é sabido, eu nunca tive. Na verdade, as minhas ideias já têm barbas, mais longas do que as da minha face, em tempo de incúria visual, e o projecto Gespaços nasceu, cresceu, e desenvolveu-se, ao longo de sete anos e meio, por geração espontânea, limitando-me eu a ocupar a presidencial cadeira, para dormir as prolongadas sestas de inicio de tarde, e para colher os doces louros dos êxitos, que os atletas iam conquistando.
V. Exª, anti - Álvaro é a pessoa certa para lugar certo. V. Exª reúne os requisitos indispensáveis para liderar o projecto Gespaços, a partir de agora.
Basta V. Exª identificar-se, já que, não é possível eleger-se um anti – qualquer – coisa. Tem de ser uma coisa – qualquer. E não constitui impedimento para o exercício das funções o facto de se ser funcionário municipal.
Como simpatizante da Gespaços, V. Exª, assumindo-se como o meu não – eu, terá, no entanto, o meu integral apoio, se, porventura, ele lhe interessar para qualquer coisa.
Dispensar-me-ei de esclarecer V. Exª acerca da saída de algumas internacionais da Gespaços, pois outros o fizeram já, com total conhecimento de causa.
Considero, no entanto, relevante esclarecer V. Exª que no Grupo de Formação (GF) não houve qualquer alteração ao projecto formulado inicialmente, tudo se devendo apenas a deficiência na sua execução.
Estou certo que V. Exª corrigirá a inflexão de rumo, que actualmente se verifica, neste sector, de uma penada, com o seu alto saber e empenhamento.
Concordo inteiramente com V. Exª sobre a necessidade de encontrar novas formas de recrutamento de atletas, e estou ciente que Vexa encontrará as mais inovadoras e nelas se empenhará de alma e coração.
Aproveito para, humildemente, lhe sugerir que aproveite os seus vastos poderes de influência, advindos da auréola de prestígio que já se aproxima de V. Exª, para fazer regressar às Piscinas Municipais os alunos das escolas que durante alguns anos me perturbaram o sono e me impediram as sestas.
Entretanto, queria, se a paciência de Vexa mo permitir, prestar um pequeno esclarecimento técnico : a manhã aquática foi acordada entre o colaborador do Gabinete de Apoio ao Associativismo, responsável pelas actividades de Maio, e o Coordenador Técnico das piscinas, não competindo ao colaborador do GAA substituir-se ao CT nas diligências a empreender internamente.
Considerou Vexa que o meu mandato de sete anos e meio se caracterizou, entre outras aleivosias, por ser o fautor de rivalidades entre a NPD e o PA, e para tanto Vexa deverá ter factos específicos e concretos que sustentem e fundamentem esta acusação.
Assim, convido Vexa a vir publicamente apontá-los, pois não seria digno de um Anti – Álvaro assumir a presidência de um clube, tão prestigiado e prestigiante, como é a Gespaços, carregando aos ombros o labéu de um reles caluniador.
Seu criado, que se ajoelha respeitosamente
Álvaro Neto

Anónimo disse...

é com esta atitude que não vamos a lado nenhum... o anónimo das 14:52 que assinou como anti-alvaro, teve a coragem de colocar o dedo na ferida e logo foi colado à natação... deixemo-nos destas comparações mesquinhas que não nos levam a lado nenhum e de pensar que quem não é por nós é da natação! é verdade que muitas coisas apontadas nesse comentário são a mais pura realidade, cabe agora a todos nós trabalhar-mos em conjunto para melhorar essas situações que todos sabemos ser verdade e deixarmo-nos de guerrilhas internas! só para terminar gostei muito do auto-elogio do treinador dos cadetes, o renato, no comentário de 3 de Junho de 2008 17:52... podia ter assinado que toda a gente já percebeu quem o escreveu! lamento é desiludi-lo pois acho que não é bem como diz!

Anónimo disse...

Se o anonimo anti-Alvaro nao for da natação, eu peço-lhe desculpa e pago-lhe um jantar de marisco.Candidate-se, identificando-se.
Alvaro Neto