31/12/07

55 Anos de selecção – Algumas curiosidades

Primeiro campeonato regional
Realizou-se na época 1984/85. Participaram quatro equipas: CDUP, Fluvial, Apolos Aquáticos da FEUP e uma outra equipa formada por alunos do ISEF. Ganhou naturalmente o CDUP, apesar do Fluvial ter dado luta inesperada.
As condições eram o que havia - relata Nuno Lobo e não nos lembramos de muitas lamentações. Na Boa Hora ainda tínhamos cerca de 15 metros com profundidade onde se podia praticar em condições, mas no resto do “campo” e no Fluvial jogava-se com os pés no chão e água pelo peito. (pág.15)

Primeiro campeonato nacional
Realizou-se também na época 1984/85. Participaram 4 equipas. Duas do Norte /CDUP e Fluvial) e duas do Sul (Algés e Benfica). Local – piscina dos Olivais, em Lisboa. Venceu o CDUP, que levou em cima da sua camioneta uma das balizas para o encontro decisivo com o Algés.
Houve grande polémica. Diz Nuno Lobo: O rastilho estava criado e pode-se dizer que desde aí todos os “Algés - CDUP” e os “CDUP - Algés” passaram a ser verdadeiros duelos tipo “Benfica - Porto”, onde se acentuaram e exacerbaram velhas rivalidades regionalistas entre o norte e o sul do país.

Sem comentários: