30/12/07

55 Anos de selecção (1952 – 2007) de Nuno Lobo

Este livro, da autoria de Nuno Lobo, actual jogador-treinador do CPN, relata a história dos jogos da selecção nacional de pólo aquático, entre 1952 e 2007, em muitos dos quais o autor participou como atleta, sendo que em alguns deles a sua participação foi na qualidade de responsável técnico. Trata-se, pois de uma história vivida, onde ressaltam aspectos verdadeiramente saborosos. Logo no capítulo “O recomeço – Loulé 1987” Nuno Lobo conta que “extra jogo, ficou na memória dos jogadores nortenhos a falta de dinheiro para as despesas correntes”, na paragem em Lisboa, na viagem de ida, para o almoço, e no regresso para a comida e para …o comboio. Mais adiante é deliciosa a “explicação” federativa para o cancelamento da participação na Comen- Cup, que em 1990 se realizava na Turquia, um país vizinho do Iraque, porque estava iminente um grave conflito internacional. No ano seguinte a selecção sempre foi à Turquia e ainda durante o estágio a vedeta foi o apetite do Biafra, enquanto na Turquia as peripécias para reparar um banco da carrinha da federação deram a oportunidade para comprovar a hospitalidade dos locais….
Nuno Lobo fala em pormenor dos jogos, das esperanças, das alegrias, das tristezas, das dificuldades de toda ordem, mesmo para treinar. O livro é assim, um primeiro registo dos resultados, dos participantes, dos marcadores dos golos, elaborado com muitas dificuldades, por não existir na Federação nem nas associações qualquer documentação.
Por este livro perpassa um sentimento de tristeza pela menor consideração de que esta modalidade é objecto, nomeadamente em relação à natação pura e um incentivo para a alteração deste estado de coisas, pelo carinho com que o pólo é tratado pelo autor e pelo calor colocado nas diligências efectuadas para o fazer ressurgir no Norte do país nas décadas de 70 e 80, após a letargia iniciada paradoxalmente com a participação nos Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952.

Sem comentários: